O software para advogados deve ser considerado um aliado na gestão de escritórios de advocacia. O sistema oferece recursos que trazem benefícios para o desenvolvimento da banca a curto, médio e longo prazos. Para exemplificar como a ferramenta pode contribuir em diferentes frentes para uma atuação ainda mais eficaz dos profissionais, listamos as principais funcionalidades presentes no SAJ ADV.

Por ser um sistema bastante intuitivo, a partir da implementação do software para advogados SAJ ADV, torna-se possível iniciar a gestão de seus processos e de suas tarefas no prazo de uma semana. O SAJ ADV dispõe de um setor exclusivo para auxiliar seus clientes a utilizarem todo o potencial oferecido pelo software. Nomeado como Implementation Success, a área conta com funcionários especializados e capacitados para ajudar os novos usuários a entenderem os principais diferenciais da ferramenta durante a fase de implementação.

Dessa forma, os profissionais do escritório conseguem utilizar todas as funcionalidades sem comprometer a produtividade nem desperdiçar tempo para capacitação da equipe. Cada um dos cinco módulos disponíveis no sistema (Gestão, Atividades, Processos, Financeiro e Documentos) foi pensado nos mais modernos conceitos de usabilidade, deixando a tarefa de gestão do escritório de advocacia muito mais ágil e eficaz.

Software para advogados: benefícios de curto, médio e longo prazos na gestão de escritório de advocacia

Automatizar a rotina dos profissionais

Ao adotar o uso de um software para advogados que opera na nuvem (cloud computing), como o SAJ ADV, a gestão do escritório passa a ser automatizada. Isso contribui para a modernização da banca, otimizando algumas das principais atividades realizadas pelos profissionais. No módulo de Gestão, é possível realizar o cadastro de todos os clientes do escritório e gerenciar os atendimentos de forma dinâmica. O sistema permite fazer o registro de todas as pessoas que tiveram qualquer tipo de contato com o escritório.

Tanto os funcionários quanto o gestor conseguem cadastrar tarefas específicas para os usuários do sistema, acompanhar o andamento e o prazo para cumprimento das atividades, incluir ou vincular processos e realizar o apontamento de horas para o controle financeiro de cada atividade realizada. Isso garante maior facilidade para gerenciar a equipe e os atendimentos feitos. Também gera uma economia de tempo significativa, pois o gestor consegue cruzar os dados disponíveis no sistema de maneira simples e ágil. Com eles, é possível criar atendimentos ou extrair relatórios e obter informações mais consistentes para o sucesso da banca.

Agilidade na migração dos dados para o sistema

O SAJ ADV permite a migração de dados do escritório por meio de um modelo de planilha. Dessa forma, em um único documento, é possível inserir as informações das pessoas e dos processos cadastrados na banca e fazer o upload da planilha no sistema durante a fase de implementação do software para advogados. Essa funcionalidade garante maior segurança na importação de dados do escritório. Além disso, evita despender o tempo da equipe para inserir manualmente os dados no sistema.

Essa funcionalidade pode auxiliar até mesmo os escritórios que atualmente utilizam planilhas para organizar seus processos. Basta adequar as informações seguindo a planilha modelo do SAJ ADV e o sistema será alimentado corretamente após a importação do documento. Veja como pode ser simples mudar seu software jurídico sem afetar a produtividade do escritório de advocacia.

Gerenciamento eficaz das tarefas e compromissos

O SAJ ADV disponibiliza um Painel de Tarefas em que é possível visualizar as tarefas e os compromissos de cada usuário. Isso permite um maior controle dos prazos para a realização das atividades listadas. As tarefas do dia ficam disponíveis no Painel de Controle, que é o calendário que aparece logo na tela principal do sistema. Por meio do uso do calendário, os profissionais podem cadastrar e gerenciar seus compromissos de forma simples e ágil. Como o sistema permite o acesso remoto a todas as informações disponíveis, o calendário organiza e centraliza os compromissos e as tarefas.

Essa funcionalidade que permite controle total das pendências e prazos, de forma inteiramente online. Para isso, basta estar conectado à internet por meio de qualquer dispositivo. O sistema também oferece a integração do calendário do SAJ ADV à agenda pessoal dos profissionais em outras plataformas, como Microsoft Outlook, Apple iCalendar, Google Calendar, Mozilla Thunderbird e smartphones compatíveis com o protocolo ICAL.

Gestão otimizada dos processos e das finanças do escritório de advocacia

Pelo fato de o sistema permitir o armazenamento de todos os dados dos clientes e as informações sobre processos, atendimentos, atividades e movimentações financeiras, o escritório passa a otimizar a gestão. Ao cadastrar os processos utilizando a Central de Captura Processual, por exemplo, basta incluir o número do processo para que o sistema atualize automaticamente as movimentações. Para isso, o trâmite processual deve estar ocorrendo em um Tribunal integrado ao SAJ ADV.

O módulo Financeiro permite fazer toda a gestão econômica do escritório. Isso inclui o gerenciamento das despesas fixas mensais (aluguel, pagamento de salários, etc) e os honorários previstos. Há também a opção de extrair relatórios que garantem ao gestor uma visão ampliada na saúde financeira do escritório. Como o sistema consegue integrar as informações de todas as áreas do escritório, o gestor consegue realizar um controle gerencial mais eficaz dos processos, das atividades e da equipe. Conheça as possibilidades de geração de relatórios disponíveis no software para advogados SAJ ADV.

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*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.



 

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