A internet faz parte de cada momento da vida de um advogado. A maioria dos profissionais já acorda checando seus e-mails ou as mensagens do WhatsApp. Durante o dia, precisa estar conectado para peticionar, contatar clientes e pesquisar informações. Por que não aderir então a um software jurídico online? Softwares "na nuvem" são mais seguros, práticos e podem ser acessados de qualquer lugar. O Astrea, software que ajudei a desenvolver, é um dos adeptos dessa modalidade. Saiba mais sobre esse tipo de ferramenta a seguir.

Segurança

Com um software jurídico online, você não corre o risco de perder seus dados caso algo aconteça com o seu computador, por exemplo, porque o sistema não fica instalado na sua máquina. Para acessá-lo, você precisa apenas abrir seu navegador da internet. Além disso, softwares como o Astrea usam os servidores do Google para armazenar seus dados. Isso significa que, além de possuir o selo de qualidade da gigante da tecnologia, ele conta com um sistema de backup avançado. Afinal, quem cuida dos seus dados são as mesmas pessoas que trabalham para melhorar a segurança dos produtos Google.

Atualizações e melhorias automáticas

Num software jurídico online, as atualizações são automáticas e para todos. Você não precisa baixar nada, apenas atualizar a tela do seu navegador. Quando percebe, uma versão melhor do seu programa está disponível! Assim, seu escritório dispensa a necessidade de contratar um profissional de TI para fazer atualizações, configurações e backups, por exemplo. Além disso, essas ferramentas geralmente evoluem mais rapidamente. No Astrea, por exemplo, existe uma Central de Sugestões. Nela, os clientes podem indicar melhorias e votar nas sugestões de outros usuários. Depois, elas são avaliadas pelo time responsável e implementadas, caso sejam viáveis naquele momento.

Controle

Outro ponto importante para a segurança do seu escritório é que, com alguns softwares jurídicos online, você controla quem tem acesso aos seus dados e documentos. Esse tipo de recurso é muito importante para advogados que trabalham em equipe e também para garantir aos sócios e líderes do escritório que nenhum documento seja alterado ou perdido.

Praticidade

Com um software na nuvem, você pode acessar sua conta de qualquer lugar. Seus documentos ficam salvos online, assim como suas tarefas e andamentos de processos. Se precisar, você pode trabalhar à distância, de casa ou qualquer outro lugar. Tudo isso sem prejuízo para sua rotina. Além disso, o Astrea também te oferece um aplicativo para celular, com o qual você acessa as informações mais importantes sem precisar do computador. Saiba mais sobre a facilidade de contar com um app aqui.

Conclusão

Acessar seu software jurídico de qualquer lugar, sem medo de perder dados. Essas são apenas algumas das vantagens de um sistema online como o Astrea. Você confere muitas outras vantagens no nosso blog. Além disso, você pode saber mais sobre ferramentas jurídicas com o nosso ebook "Como escolher as melhores tecnologias para advogados", que você baixa gratuitamente aqui.

______________

*Sonia Tuyama é cofundadora e diretora de produto na Aurum. Formada em ciência da computação pelo ITA, tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico.