MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Perspectiva do jovem advogado

Perspectiva do jovem advogado

Nós, jovens advogados, não podemos desistir, é necessário perseverar na prática da advocacia, é fundamental levantarmos a cabeça e batermos de frente com as injustiças perpetradas em face do advogado em início de carreira.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Atualizado em 24 de setembro de 2019 18:26

É pauta recorrente entre as conversas e discussões no meio jurídico as dificuldades enfrentadas por nós, jovens advogados e advogadas - pouca experiência, altíssima concorrência, dificuldades financeiras, posicionamento no mercado de trabalho - entre muitas outras descobertas a cada dia.

Os números assustam, e não é para menos. De acordo com o INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o curso de Direito é o mais procurado pelos jovens. Apenas no ano de 2016 mais de 800 mil novos alunos ingressam nos quadros das faculdades de Direito.

Além disso, não há como negar que existe um incentivo muito maior, seja no meio acadêmico ou no âmbito familiar, aos concursos públicos. Os jovens advogados são desencorajados a ingressam em uma carreira longa, cansativa e cujos frutos não são imediatos. Contudo, em um cenário onde muitos vislumbram dificuldade, é preciso ver oportunidade. O jovem advogado deve aproveitar o momento de incertezas do mercado e se destacar. A advocacia é vocação.

O mercado está cada vez mais especializado e com novas possibilidades, que vão desde inteligência artificial aliada ao direito, tecnologia, startups, criptomoedas, segurança da informação, até a reforma trabalhista. Oportunidade não falta ao jovem advogado e advogada, cabendo unicamente ao profissional perceber este direcionamento e abraçar a oportunidade.

As novas áreas, aliadas a rápida troca de informações e de conhecimento criam um ambiente fértil àqueles que sabem aproveitar a mudança. Cabe ao jovem advogado, pedra fundamental desta alteração no paradigma, não se intimidar e buscar seu espaço.

Nós, jovens advogados, não podemos desistir, é necessário perseverar na prática da advocacia, é fundamental levantarmos a cabeça e batermos de frente com as injustiças perpetradas em face do advogado em início de carreira. Mais importante do que aproveitar a oportunidade profissional, é perceber que a jovem advocacia é sempre mais forte quando estiver unida defendendo seus interesses.

________________

*Arthur Bobsin de Moraes é advogado.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca