MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Seu escritório investe no desenvolvimento de pessoas?

Seu escritório investe no desenvolvimento de pessoas?

Olhar para o desenvolvimento do pessoal é cultivar a competitividade, a lucratividade e a sustentabilidade do seu escritório!

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Atualizado em 17 de julho de 2018 10:03

Inicio este artigo com uma pergunta fundamental: O que significa para o seu escritório o desenvolvimento de pessoas?

Como mentora de Capital Humano, frequentemente, me deparo com depoimentos de gestores de escritórios acerca da "dor" que sentem, remetendo à insatisfação com o desempenho de profissionais ou setores do escritório.

Não raras vezes, essa quebra de expectativa acaba transpirando para as relações interpessoais no escritório, contribuindo para "pesar o clima" e criar fissuras nas relações.

É aí que entra em cena uma importante prática da gestão de pessoas:

O desenvolvimento de pessoas.

Olhar para o desenvolvimento de pessoas implica em criar e nutrir a cultura da aprendizagem no escritório. E, para criá-la, algumas ações são vitais para atingir esse propósito.

Desenvolvimento de pessoas no escritório é um processo que contempla as seguintes ações:

a) avaliação de desempenho;

b) feedback e feedforward; e

c) plano de desenvolvimento individual.

Avaliação de Desempenho

A avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica em reflexão crítica sobre a prática com o objetivo de identificar avanços, resistências e possibilidades do avaliado.

Contribui para a tomada de decisão sobre estratégias para superar os obstáculos e atingir os resultados desejados. VASCONCELLOS (1995).

Neste sentido, quero enfatizar que a avaliação e desempenho não é um fim em si mesma, mas um meio para identificar os avanços de desempenho profissional, as oportunidades de melhoria à luz dos gaps identificados.

É importante registrar que o desempenho individual é a ação intencional, decorrente da aplicação de potenciais e competências, que permite o alcance de objetivos desejados. Devido à influência de variáveis distintas, o indivíduo não pode ser responsabilizado isoladamente pelos resultados obtidos. (SOUZA, 2009).

Mas voltemos à avaliação de desempenho! Em termos conceituais, avaliação de desempenho é o processo de reflexão crítica sobre o desempenho de uma pessoa, comparando-o a um referencial preestabelecido.

Tem por objetivo contribuir para aprimorar o desenvolvimento das pessoas. A avaliação de desempenho contempla os aspectos técnicos do desempenho (uso de máquinas, equipamentos); os aspectos processuais: (execução de procedimentos) e os comportamentais (relacionais).

Avaliação de desempenho só tem sentido se o resultado contribuir para o aperfeiçoamento de competências e a melhoria contínua.

Portanto, para que exista uma avaliação eficaz é fundamental que o referencial seja estabelecido com critérios claros e objetivos e que estejam fortemente atrelados aos requisitos do cargo.

A avaliação de desempenho na tomada de decisões

Vale destacar que a avaliação de desempenho permite fundamentar tomadas de decisões importantes ao dia a dia do escritório, como por exemplo:

a) aumentos salariais;

b) transferências;

c) demissões de funcionários;

d) alicerçar feedback fundamentado em resultados e estabelecer metas de melhorias;

e) adequar o profissional ao cargo;

f) identificar necessidades e oportunidades de treinamentos;

g) tomar decisões sobre promoções;

h) recompensar o bom desempenho por meio de incentivo financeiro;

i) identificar potenciais;

j) definir programa de desenvolvimento individual e setorial;

k) avaliar e monitorar os padrões de desempenho no nível individual e setorial.

Como mencionado anteriormente, a avaliação de desempenho não é um fim em si mesma, mas um meio que oportuniza o olhar apreciativo sobre o desempenho do profissional.

Feedback e Feedforward

Isso significa que o processo segue com a oferta de feedback e feedforward ao profissional.

O feedback, exatamente por representar um "retorno", "realimentação" "retroalimentação", aponta para um ciclo de mensagens e respostas de um sistema.

A reflexão crítica e apreciativa sobre a prática permite identificar avanços, resistências e possibilidades do avaliado.

Mas, se o propósito é alavancar melhorias, promover o desenvolvimento e fazer diferente da próxima vez em virtude dos aprendizados da experiência, como é possível assegurar que novos caminhos e comportamentos sejam adotados no futuro?

É ai que entra em cena o feedforward, termo cunhado por Marshall Goldsmith, coach norte americano e um dos mais influentes especialistas em gestão, segundo a American Management Association.

O feedforward tem por objetivo gerar acompanhamento sistêmico e, principalmente, de alavancar o processo de desenvolvimento.

Acompanha e expande o potencial do processo de feedback, pois segmenta e clarifica o que fazer para alcançar o objetivo desejado.

O feedforward é livre de julgamentos e busca contribuir de forma ativa para o desenvolvimento de todos no ambiente de trabalho.

O feedforward completa o processo de aprendizagem, instiga olhar para frente, para o campo das possibilidades, para os aprendizados e as ações a serem tomadas para produzir resultados diferentes da próxima vez.

Plano de Desenvolvimento Individual

Tendo ultrapassado essas etapas, chegou o momento de elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que tem por objetivo registrar as ações a serem empreendidas para o fortalecimento de determinada competência.

Note que o PDI não se debruça somente aos pontos de melhoria, mas também à potencialização dos pontos fortes do profissional.

Os pontos fortes são núcleos doadores de força e por isso é fundamental que sejam nutridos.

O PDI pode utilizar como ferramentas estratégias de mentoring, de coaching, leituras, filmes, cursos para desenvolvimento de competências técnicas entre outros.

Olhar para o desenvolvimento do pessoal é cultivar a competitividade, a lucratividade e a sustentabilidade do seu escritório!

Um grande abraço!
____________

*Erika Gisele Lotz é mentora de capital humano da ÉOS Inovação na Advocacia.

EOS SERVICOS DE ASSESSORIA ADMINISTRATIVA LTDA.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca