AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Vamos Conciliar promove curso de mediação trabalhista
Workshop

Vamos Conciliar promove curso de mediação trabalhista

Este é o primeiro workshop sobre o tema realizado no Brasil.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Atualizado às 07:56

A câmara de conciliação e mediação on-line Vamos Conciliar e o Instituto de Mediação Humanista (MEDIAH) realizaram na sede da Vamos Conciliar, em Brasília, o primeiro curso de mediação com o foco na área trabalhista. A capacitação iniciou no sábado (22), e terminou na segunda-feira (24).

O modelo de treinamento foi feito pela própria mediadora e palestrante Izabele Holanda em um formato de vivencia real - os casos são simulados pelos integrantes como se fosse uma demanda verídica de algum participante do curso. Além disso, os assuntos foram separados em tópicos: fundamentos legais da mediação trabalhista; homologação judicial e extrajudicial; reforma trabalhista; orientações sobre quem pode ser conciliador; a mediação nos conflitos trabalhistas não judicializado e judicializados; termo de acordo; honorários do mediador; a atuação do mediador na rescisão do contrato de trabalho e outras questões que fazem parte da rotina dos conciliadores.

De acordo com Izabele Holanda no curso foi apresentado as vantagens e as novidades sobre a mediação trabalhista e o quanto é importante para o trabalhador e para o empregador manter uma relação harmoniosa durante o período de trabalho e após o fim do vínculo empregatício.

Uma das participantes do curso, a advogada Cristina Maciel Brito aprovou o método apresentado pela mediadora e ressaltou a importância do tema apresentado no workshop. Ela acredita que a mediação seja uma nova visão de composição de sociedade e de resolução de conflitos.

Para a mediadora da Vamos Conciliar que também participou Alessandra Maria, o curso só reforça a evidência de que a conciliação e a mediação estão ganhando espaço e se firmando na cultura brasileira em todas as esferas das relações interpessoais. "A percepção, ao realizar esse curso, é de que a mediação trabalhista só demonstra a necessidade de resolução pacífica dos conflitos por meio da auto composição, onde os ganhos são mútuos e a satisfação é múltipla, algo que já havia sido enquadrada no universo das relações pessoais e familiares e, agora, engloba, também, a relação de trabalho" ressalta.

O workshop teve duração de 30 horas e contou com a presença de advogados de alguns escritórios de Brasília e mediadores da Vamos Conciliar. Em agosto, o curso será realizado em Recife e no Rio de Janeiro, com objetivo de capacitar mediadores com demandas trabalhistas.

_____________

Camara Brasileira de Resolucao de Conflitos