MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PF prende senador Delcídio do Amaral para não atrapalhar investigações da Lava Jato
Lava Jato

PF prende senador Delcídio do Amaral para não atrapalhar investigações da Lava Jato

Operação foi autorizada pelo STF.

Da Redação

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Atualizado às 08:44

A PF deflagrou uma operação nesta quarta-feira, 25, que levou à prisão preventiva do senador Delcídio do Amaral, do PT/MS, líder do governo no Senado, investigado pela operação Lava Jato. O parlamentar teria sido flagrado na tentativa de prejudicar as investigações contra ele, em uma tentativa de destruir provas. O senador foi preso no hotel Golden Tulip, onde mora em Brasília.

Também foram presos o banqueiro André Esteves, presidente do BTG Pactual, e Diogo Ferreira, chefe de gabinete do Delcidio do Amaral, e o advogado de Nestor Cerveró, Edson Siqueira Ribeiro Filho. As prisões foram um pedido da PGR e autorizadas pelo STF.

De acordo com o Globo, o senador teria tentado dificultar a delação premiada de Cerveró sobre uma suposta participação de Delcídio em irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Segundo os investigadores, Delcídio chegou até a oferecer fuga a Cerveró, para que o ex-diretor não fizesse a delação premiada, o que reforçou para as autoridades a tentativa do petista de obstruir a Justiça.

A prova da tentativa de obstrução seria uma gravação feita pelo filho de Cerveró que mostra a tentativa do senador de atrapalhar as investigações e de oferecer fuga para o ex-diretor não fazer a delação.

Esta é a primeira vez que um senador com mandato em exercício é preso. A PF também fez busca e apreensão no gabinete do petista, no Senado, em Brasília, e nos Estados do RJ, SP e MS. A operação deflagrada hoje pela PF também tem como alvo empresários.


Patrocínio

Patrocínio Migalhas