MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Recebimento de honorários de sucumbência por advogado público sem previsão em lei é ilícito
Ética e Disciplina

Recebimento de honorários de sucumbência por advogado público sem previsão em lei é ilícito

Entendimento é da 1ª turma de Ética Profissional do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP

Da Redação

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Atualizado às 16:02

"Na ausência de lei estabelecendo esse direito, o recebimento de honorários de sucumbência por advogado público é antiético por ser ilícito."

O entendimento foi firmado pela 1ª turma de Ética Profissional do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP. Com base no art. 4º da lei 9.527/97 e no § 19, do art. 85, do CPC, o colegiado afirmou que "os advogados, concursados ou exercendo cargos em comissão na Administração Pública, Direta e Indireta, Federal, Estadual ou Municipal, só terão direito ao recebimento de honorários de sucumbência se houver lei específica do ente público ao qual estejam vinculados".

A consideração consta no ementário da turma, aprovado na 593ª sessão de julgamento, em 26/4.

A turma aprovou também ementa que trata do pagamento dos honorários contratados "ad exitum". Conforme o texto aprovado, "quando houver prestações vincendas, os princípios da moderação e da proporcionalidade mandam que a base de cálculo, para a incidência de honorários sobre as parcelas de prestação continuada e sequencial, determinadas pelo comando sentencial, deva ser sobre os valores vencidos até a prolação da sentença transitada em julgado com mais 12 parcelas a vencer".

Outra ementa estabelece que "o vice-prefeito, eleito pelo voto popular, se advogado, estará proibido de advogar enquanto durar esta condição, esteja ou não exercendo o mandato eletivo, temporária ou definitivamente, seja qual for sua razão, proibição esta que deverá constar no assento de seu registro na ordem de classe."

Confira a íntegra do ementário.

OAB/SP

Patrocínio

Patrocínio Migalhas