MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Barroso discursa em Harvard sobre papel das Supremas Cortes na democracia
Palestra

Ministro Barroso discursa em Harvard sobre papel das Supremas Cortes na democracia

Ao lado do professor Mark Tushnet, Barroso falou sobre a "judicialização da vida".

Da Redação

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Atualizado às 08:55

A judicialização da vida é um fenômeno global. Assim afirmou o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, ao participar de evento na faculdade de Direito de Harvard onde discursou, ao lado de Mark Tushnet, professor de Direito Constitucional e História do Direito, sobre o papel das Supremas Cortes em democracias contemporâneas.

O ministro do Supremo iniciou sua fala dizendo que uma série de questões estão sendo judicializadas, entre elas questões políticas, éticas, econômicas e sociais. No Brasil, por exemplo, foi o STF que definiu os procedimentos para o rito do impeachment da presidente Dilma.

Barroso afirmou que as supremas Cortes têm três missões: garantir a lei da maioria - diferindo de decisões políticas tomadas por outros Poderes; proteger as regras do jogo da democracia; e proteger os direitos fundamentais, incluindo, evidentemente, os direitos das minorias. Ele também apontou fatos que influenciam um julgador, quais sejam: o modelo legalista - a influência da constituição, estatutos; o modelo ideológico - e aí entra seu ponto de vista, suas ideias do que é bom ou correto; e o modelo institucional - onde entram a mídia e a opinião pública.

Entre os temas em debate, os palestrantes falaram sobre a brasileira TV Justiça. A transmissão ao vivo pela TV e pela internet de todas as deliberações do STF chamaram a atenção dos norte-americanos, visto que nos Estados Unidos apenas as sustentações orais são públicas, e mesmo assim com restrições a gravações. Barroso defendeu a transmissão e a necessidade, no Brasil - país onde há uma "tradição" das elites de conspirarem contra a população -, de que as decisões sejam tomadas "de portas abertas".

Ao fim, Barroso recebeu tocante elogio do professor Mark Tushnet (minuto 40), que comparou-o a William Brennan - ministro por trinta anos da Suprema Corte dos Estados Unidos, da ala liberal, que teve importante papel de liderança durante período em que a Corte teve uma série de decisões que promoviam direitos Civis e individuais. Tushnet afirmou que Barroso é um grande constitucionalista e que há pessoas que vão para a Suprema Corte porque seria "um escândalo" se alguém como ele não tivesse sido escolhido.

O ministro respondeu com um pensamento de José Ortega y Gasset, afirmando que "viver é como se equilibrar em uma corda bamba, fazendo escolhas a cada passo. Por vezes, alguém na plateia pode achar que o equilibrista está voando. Não há muito problema nisso, pois a vida é feita de certas ilusões. Mas o equilibrista, ele tem de saber que está se equilibrando. Porque se ele achar que está voando, ele vai cair. E na vida real não tem rede".

Confira a íntegra da palestra:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas