MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Governo do DF utilizará conciliação para solucionar prejuízos após desabamento de viaduto
Vamos Conciliar

Governo do DF utilizará conciliação para solucionar prejuízos após desabamento de viaduto

Diretora da Vamos Conciliar explica que governo do DF está agindo de acordo com a nova legislação processual.

Da Redação

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Atualizado às 07:12

Após queda do viaduto da Galeria dos Estados no Eixão Sul, em Brasília, os proprietários dos veículos danificados pelo desabamento serão indenizados no prazo de um mês. O governo do DF optou pela conciliação para poder agilizar o pagamento de indenizações

Os valores serão definidos em audiência de conciliação, a primeira marcada para esta semana. Em vez de entrar na Justiça comum, o governo e os proprietários vão acionar uma câmara de conciliação no TJ. Assim, o pagamento será feito por reconhecimento de dívida, em vez de precatórios.

Na prática, o governo promete depositar o dinheiro da indenização diretamente na conta dos proprietários. Isso evita a possibilidade de arrastar o caso por anos, dependendo de uma decisão final na Justiça.

Para a diretora da câmara privada de conciliação e mediação Vamos Conciliar, Mirian Queiroz, a conciliação é sem dúvida o melhor caminho. "Essa iniciativa mostra que o governo do DF está agindo de acordo com a nova legislação processual que prevê o estímulo à conciliação".

Segundo a diretora, resolver um conflito de forma rápida e sem a necessidade de buscar o judiciário gera ocasionalmente benefícios para ambas às partes. Em outros tempos o convencional seria aguardar meses até sair um parecer do Judiciário.

______________

Camara Brasileira de Resolucao de Conflitos