O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, visitou a região nordeste do Estado de SP para palestrar em duas universidades: UNAERP, em Ribeirão Preto, e na Faculdade de Direito de Franca. Os temas abordam as conquistas democráticas, a Constituição e o combate à corrupção.

Confira a íntegra da palestra em Franca/SP:

Jurista, professor e magistrado, Barroso é, sobretudo, um vanguardista patriótico, sempre preocupado com o Brasil e disposto a contribuir com ideias para o futuro. São dele iniciativas como o fim do foro privilegiado e a equiparação entre as uniões homoafetivas e uniões estáveis tradicionais. Em incontáveis vezes, ressaltou a importância da liberdade de imprensa e nunca se furtou de opinar sobre os mais tormentosos temas: é a favor da prisão em segunda instância, da descriminalização da maconha e do aborto até o terceiro mês de gestação.

Autor de inúmeras obras, que vão desde estudos técnicos a citações inspiradoras, o ministro é daqueles autores que logo entram na lista dos mais vendidos. Publicado pela Editora Migalhas, o livro “A Vida, o Direito e algumas ideias para o Brasil” traz páginas de sentimento, como diz o autor, em meio a perspectivas que marcaram – e ainda norteiam – a trajetória do jurista, admirado por propor soluções originais, dotadas do sopro da modernidade.