MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Diretoria do IAB participa de reunião para tratar de mapeamento de projetos de lei
Mapeamento de propostas

Diretoria do IAB participa de reunião para tratar de mapeamento de projetos de lei

Integrantes da diretoria de instituto se reuniram com analistas e consultores na Câmara dos Deputados.

Da Redação

domingo, 20 de maio de 2018

Atualizado em 17 de maio de 2018 16:55

Integrantes da diretoria do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros participaram no último dia 14 de uma reunião para abordar questões relativas ao uso da tecnologia para facilitar a realização de pesquisar sobre propostas protocoladas na Câmara dos Deputados.

 

 

A presidente do instituto, Rita Cortêz - junto com o secretário-Geral, Carlos Eduardo Machado, e o diretor-secretário do instituto, Antônio Laért Vieira Junior - se reuniu com analistas e consultores da diretoria legislativa, do centro de estudos e debates estratégicos e da consultoria legislativa da Câmara.

 

De acordo com Rita, o objetivo da reunião foi buscar formas de mapear os projetos de lei relevantes a serem debatidos pelo instituto, a fim de garantir "que o entendimento do IAB sobre as questões tratadas nos PLs seja analisado bem antes da votação e contribua efetivamente para o aprimoramento da ordem jurídica".

 

Segundo Carlos Eduardo Machado, a identificação das matérias relevantes, por meio de softwares indicados pelos analistas e consultores, será muito útil, já que mais de quatro mil projetos de lei são protocolados pela Câmara todos os anos.

 

O secretário-Geral ressalta a importância da elaboração dos pareceres do IAB aos relatores dos projetos. "O encaminhamento dos nossos pareceres aos relatores permitirá que o IAB seja, também, convidado a participar das audiências públicas organizadas com o objetivo de ampliar a discussão dos assuntos abrangidos pelos projetos de lei."

 

Durante a reunião, os dirigentes do IAB receberam informações sobre os meios tecnológicos que permitem a realização de pesquisas detalhadas sobre as propostas legislativas protocoladas pela Câmara e o acompanhamento permanente das tramitações até a votação em plenário.

 

Por isso, Antônio Laért Vieira Junior comemora o aperfeiçoamento da reunião com o Congresso Nacional. "Será de fundamental importância para que os pareceres do IAB influenciem a redação final das propostas legislativas."

_________________

Instituto dos Advogados Brasileiros