MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ julga em setembro disputa de 120 anos da família Real por Palácio Guanabara
Disputa centenária

STJ julga em setembro disputa de 120 anos da família Real por Palácio Guanabara

Desde 1895, a família Orleans e Bragança alega que o governo não a indenizou pela tomada do Palácio.

Da Redação

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Atualizado às 18:01

A 4ª turma do STJ tem na pauta do dia 4 de setembro o julgamento de ação que tem origem em disputa de mais de 120 anos envolvendo a família real brasileira. O relator é o ministro Antonio Carlos Ferreira.

A discussão gira em torno da posse do Palácio Guanabara, no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Desde 1895, a família Orleans e Bragança alega que o governo não a indenizou pela tomada do Palácio, logo após a proclamação da República.

A histórica autora da ação é ninguém menos que a própria Princesa Isabel, a Redentora. Antes de virar Palácio Guanabara, o prédio onde hoje fica a sede do governo estadual se chamava Paço Isabel, já que era a residência da Princesa e do Conde d'Eu; o casal comprou a casa de José Machado Coelho em 1864, com o dote dado pelo Estado para o casamento da princesa.

Em 1889, o decreto 78-A, do marechal Deodoro da Fonseca, baniu do território o imperador "Pedro de Alcântara e sua família" - e considerou extintas as dotações da família. Dois anos depois, o decreto 447, de 18 de julho de 1891, estabeleceu providências relativamente aos bens que constituíam o dote da agora ex-princesa Isabel. No decreto constava:

"Art. 1º Ficam incorporados aos próprios nacionais todos os bens que constituíam o dote ou patrimônio concedido por atos do extinto regime à ex-princesa imperial D. Isabel, Condessa d'Eu; bem assim o imóvel denominado Palacete Leopoldina - e sito à rua Duque de Saxe."

Durante um tempo a posse da família real sobre o Guanabara permaneceu, mas em 1894, na Revolta da Armada, o Palácio foi invadido. Em 1895 a princesa Isabel ajuizou a ação possessória. Em 1955, vale dizer, teve início a ação reivindicatória.

No STJ a disputa chegou há quase dez anos, em setembro de 2009. O recurso especial da família real foi interposto contra acórdão do TRF da 2ª região que entendeu que o imóvel foi adquirido especificamente para habitação da princesa e seu marido, fundando-se um patrimônio em terras pertencentes à Nação.

A decisão cita, inclusive, o "Contrato de Casamento da Princesa Isabel e Gastão de Orléans, Conde e Condessa d'Eu" (art. 8º):

"Este bem, entre outros, conforme cita o Contrato de Matrimônio e a Lei n° 166 de 29.09.1884, é próprio nacional e por conseguinte, os consortes só tinha direito de habitação, que cessou com a queda da Monarquia.

Título de propriedade da União sobre o Palácio Guanabara é a escritura de aquisição do imóvel que tinha finalidade justificativa na habitação dos consortes, e foi feita em cumprimento de determinações e nos termos dos contratos de matrimônio e das Leis 166 de 29.09.1840 e 1217 de 07.07.1864.

Ademais na forma da documentação acima referida, em 18.07.91, foi baixado o Decreto n° 447 de 18.07.91, que incorporou aos próprios nacionais todos os bens que constituíram o dote ou patrimônio do casal, em concessão do extinto regime.

Em consequência, o Palácio Guanabara, sede hoje do governo do Estado do Rio de Janeiro, ficou definitivamente incorporado aos próprios nacionais, conforme o Decreto citado, que goza da presunção da legalidade, ínsita a todo ato administrativo, permanecendo até hoje intocado."

A família real tem os interesses patrocinados pelo advogado Sergio Bermudes, em cujo escritório trabalha Gabriel Orleans e Bragança, descendente direto de D. Pedro II, imperador do Brasil.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas