COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 28.12.18

Cenário - 28.12.18

FSB Inteligência

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Atualizado às 08:59

O Brasil aos olhos do mundo

Não só por causa da transição de governo, mas as previsões sobre o Brasil vindas de fora estão sendo revistas.

Observadores internacionais regulam o foco para variáveis que acabaram ignoradas ao longo dos últimos três anos - muitas delas, inclusive, apontadas como responsáveis por erros que só agora são reconhecidos como tal.

Na política, na economia e até no futebol quase todos que apostaram em modelos prontos ou em indicadores de véspera foram vencidos pela realidade ao longo de 2018.

Sob a lógica de quem interpreta o país a distância, o exagero que vem marcando a análise estrangeira há tempos passa agora por um rigoroso recall.

Como resultado, a conjuntura movida a prognósticos está mais conservadora. E atenta às zonas cinzentas.

O que explica (em parte!) as doses extras de cautela embutidas nas percepções de Ano Novo.

Calendário

O que está por vir

Dois momentos em 2019 devem ser determinantes para que a imprensa, os analistas e os organismos internacionais reavaliem suas previsões em relação ao Brasil: 1) o desempenho de Jair Bolsonaro no Fórum Econômico Mundial de Davos, em janeiro; e 2) a divulgação do PIB de 2018 pelo IBGE, em fevereiro.

Diário oficial

Partidas e chegadas

A seção 2 do Diário Oficial da União - dedicada à publicação de portarias de nomeação, exoneração, aposentadoria e outros atos relacionados a servidores da administração - quase dobra de tamanho hoje em relação a ontem.

Nova esplanada

Manual

O documento 'Agenda de governo e de governança pública', com orientações para os primeiros 100 dias, distribuído ontem aos futuros ministros que participaram da reunião de orientações e preparativos no gabinete de transição pode ser lido aqui.

AGENDA

Desemprego

O IBGE divulga hoje a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal referente a novembro

Encontro

Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se reúnem hoje no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro

________________________________________

SABER

Masp 2019| O Museu de Arte de São Paulo (Masp) anunciou o calendário de exposições para 2019. O grande destaque será uma exposição como obras de Tarsila do Amaral

________________________________________

SUSTENTÁVEL

Tribuna| Conheça o Fórum de Sustentabilidade, um espaço para debate e divulgação de iniciativas sociais, educacionais, econômicas e ambientais

________________________________________

TECH

Novo?| A BBC lista produtos tecnológicos que acabaram extintos e provoca: "Seus filhos os reconheceriam?"

________________________________________

BEM-ESTAR

Doenças raras| O SUS vai ofertar à população os medicamentos Alfaelosulfase e Galsulfase para o tratamento dos pacientes com Mucopolissacaridose, tipos IV e VI, respectivamente

________________________________________

JORNAIS

Datafolha | Pesquisa Datafolha aponta melhora na avaliação da gestão de Michel Temer. O governo é considerado ruim ou péssimo por 62% dos entrevistados, regular para 29% e bom ou ótimo para 7%. Em junho, a rejeição era de 82% (manchete da Folha de S.Paulo)

Foro | Michel Temer perderá o foro especial quando deixar a Presidência da República, passando a enfrentar na primeira instância da Justiça três denúncias já oferecidas pela Procuradoria-Geral da República. O trâmite não começa automaticamente (Folha de S.Paulo)

Plano | Um documento elaborado pela equipe de transição de Jair Bolsonaro definiu prazos e prioridades para os primeiros cem dias do novo governo. Entre as medidas está revisar todos os atos dos últimos 60 dias da gestão Temer (manchete de O Globo)

Aeroportos | A equipe de transição de Bolsonaro prevê que os terminais de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) sejam leiloados no primeiro trimestre de 2022, para concessão de 30 anos. Depois disso, a Infraero será extinta (manchete de O Estado de S. Paulo)

Posse | A Polícia Federal vai investigar uma ameaça de atentado contra Jair Bolsonaro durante a cerimônia de posse. Os autores seriam pessoas ligadas a um grupo chamado Maldição Ancestral (O Estado de S. Paulo)

Mourão | Em entrevista, o futuro vice-presidente, general Hamilton Mourão, afirma que uma das medidas que o novo governo vai enviar ao Congresso será uma Proposta de Emenda Constitucional para desvincular o Orçamento da União (manchete do Valor Econômico)

Queiroz | A defesa de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, entregou ao Ministério Público atestados que comprovam a necessidade de cirurgia urgente. Ele só prestará depoimento após receber aval médico (todos os veículos)