COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 6.2.19

Cenário - 6.2.19

FSB Inteligência

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Atualizado às 09:49

Primeiro Copom

Quem acompanha a evolução da taxa básica de juros não crê em movimentos bruscos por parte do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central neste ano.

Hoje, ao final da primeira reunião de 2019, o mais provável é que o colegiado mantenha a Selic em 6,5%, confirmando a sétima estabilidade seguida.

Com as expectativas mapeadas e a economia ainda se recuperando lentamente, a inflação não assusta no momento. Logo, não há justificativas visíveis e urgentes para uma mudança de curso.

Os sinais, aliás, estão até agora muito parecidos com os do ano passado. A exceção fica por conta do cenário externo e, claro, dos impactos que as discussões sobre a reforma da Previdência podem causar no curto prazo.

A ata do encontro passado mostrou o quanto o Copom está atento ao cronograma de reformas - não só a do sistema de aposentadorias.

O breve comunicado de logo mais e o documento completo que será divulgado na próxima semana deixarão isso explícito outra vez.

Sabatina

Está no calendário

Este deve a ser o último Copom do qual participam Ilan Goldfajn e a atual diretoria.

Apesar dos recentes ajustes políticos no Senado, o futuro presidente do BC, Roberto Campos Neto, e os novos diretores devem ser sabatinados em algum momento deste mês.

Previdência

Resistências

As centrais sindicais organizam-se para, no próximo dia 20, promover um ato público em São Paulo contra a reforma da Previdência.

Senado 1

Revisando a cartilha

Ganha força no Senado um projeto de resolução que pretende reformar o regimento interno para acabar com a votação secreta para eleição da mesa diretora e das presidências da comissões permanentes da Casa.

As votações secretas ficariam mantidas para validar (ou não) autoridades indicadas pelo Executivo e para casos de cassação de mandatos parlamentares.

Senado 2

Composição da mesa

Líderes partidários decidem hoje a configuração da Mesa Diretora do Senado.

Os limites e os espaços de cada partido vão levar em conta o rearranjo de forças que conduziu Davi Alcolumbre (DEM-AP) à presidência da Casa.

Senado 3

Comissões

Na próxima terça-feira, 12, Alcolumbre e as lideranças definirão o comando das comissões.

O Senado tem 13 comissões temáticas permanentes, além da Comissão Diretora - há outras quatro comissões mistas permanentes do Congresso Nacional.

Diesel

Vozes da estrada

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que 77,6% dos transportadores de cargas e de passageiros estão preocupados com uma possível nova alteração da metodologia do preço do diesel.

Leia aqui a íntegra.

AGENDA

Prouni - O Ministério da Educação divulga hoje o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni).

EDUCAÇÃO

Intercâmbio - Canal no Youtube dá dicas das melhores bolsas de estudo com inscrições abertas em fevereiro.

SABER

Política na rede - Quatro livros explicam o impacto da internet e das redes sociais na estratégia dos políticos no mundo.

SUSTENTÁVEL

Mobilidade - Navegue pelo Mobilize Brasil, o primeiro portal brasileiro de conteúdo exclusivo sobre Mobilidade Urbana Sustentável.

TECH

Moto em 3D - A moto elétrica impressa em 3D fabricada em três dias a um custo de US$ 2.600 (veja).

BEM-ESTAR

Idosos - A USP Aberta à Terceira Idade, seus cursos e programas regulares. Um esforço em benefício do convívio intergeracional.