COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 19.2.19

Cenário - 19.2.19

FSB Inteligência

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Atualizado às 09:21

Clima pré-reforma

A troca na Secretaria-Geral da Presidência produz dúvidas de curto prazo difíceis de serem respondidas.

Olhando apenas para a realidade do Congresso, o episódio não revelou todos os desdobramentos possíveis.

Os mais barulhentos só vão saltar à superfície quando a reforma da Previdência estiver sendo discutida pra valer. O que, definitivamente, não é o caso.

São as preliminares que contam neste momento que antecede o debate em torno das mudanças no sistema de aposentadorias. E vale registrar: as forças políticas que farão a diferença em plenário estão recolhidas.

A artilharia pesada, incluindo o fogo amigo, não mostrou a que veio desde o último fim de semana - embora um ou outro lobo solitário tente aplicar das suas.

Com a base aliada em formação e as oposições desorientadas, abalos conjunturais como os de agora não drenam votos nem confiança.

Esses e outros danos aparecem com o tempo. E serão mais ou menos extensos e duradouros a depender da capacidade de o governo influenciar a agenda.

Congresso

Antes e depois

As bancadas na Câmara e no Senado ainda estavam se acomodando quando os primeiros sinais de turbulência no governo ficaram mais fortes.

Lideranças recém-nomeadas foram pegas de surpresa.

Pior para os novatos, que estão tendo de aprender no dia a dia como se encaixar na nova dinâmica que começa a ganhar forma no Congresso.

Pacote Moro

Dia de entrega

Os ministros Sérgio Moro (Justiça) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil) vão hoje ao Congresso Nacional levar o pacote anticrime.

Congresso

Termômetro Maia

Rodrigo Maia, presidente da Câmara, tem se especializado em fazer resumos públicos sobre como as coisas estão e quais as perspectivas para os grandes projetos que o governo espera aprovar este ano.

Hoje e amanhã essa capacidade será especialmente testada por causa da espuma formada depois do ajuste promovido pelo Planalto na Secretaria-Geral.

Economia

Sob revisão

Uma parte da análise econômica dedicada a antecipar projeções para 2019 começa a rever alguns alvos.

Esse fenômeno é relativamente comum no primeiro bimestre e, em geral, mira as estimativas do PIB.

O Boletim Focus divulgado ontem dá boas pistas do ajuste que poderá vir por aí nas previsões.

AGENDA

Gasolina - A Petrobras elevará em 2,5%, a partir de hoje, o preço médio da gasolina nas refinarias. O litro passa a R$ 1,5970.

Fisco - A Receita Federal divulga hoje o resultado da arrecadação de tributos Federais e contribuições previdenciárias de janeiro.

Câmara - Será lançada hoje a Frente Parlamentar pelo Livre Mercado, grupo coordenado pelo deputado Kim Kataguiri (DEM-SP).

EDUCAÇÃO

Sem barreiras - Uma escola na Suécia que ficou conhecida por promover a independência dos alunos. Sem as tradicionais salas de aula, a interação plena entre todos mira a criatividade e o senso coletivo.

SABER

Hip hop - Tudo sobre o Universal Hip Hop Museum, que será inaugurado no Bronx, em Nova York, em 2022.

SUSTENTÁVEL

Concreto verde - A Futurebuild 2019 acontecerá em março em Londres. A indústria da construção discutirá alternativas sustentáveis e economicamente viáveis.

TECH

Luzes - Um estudo sobre o mercado global de iluminação automotiva, que deverá movimentar receitas da ordem de US$ 54 bilhões até 2024.

BEM-ESTAR

Sarampo - A OMS estima que as infecções por sarampo tenham dobrado em um ano no mundo.