COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 3.4.19

Cenário - 3.4.19

FSB Inteligência

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Atualizado às 08:36

Negociações na mesa

As inúmeras reuniões entre parlamentares e ministros do governo começam a dar novos contornos para a reforma da Previdência que tramita no Congresso.

As mudanças no pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e nas regras da aposentadoria rural não devem prosperar e há pressão para que sejam retirados os pontos da proposta do governo que permitiriam que novas mudanças no sistema de aposentadorias pudessem ser feitas sem mexer na Constituição.

A criação das condições para um sistema de capitalização para a aposentadoria dos civis também está na mesa de negociações.

Com essas mudanças no horizonte, a equipe econômica começa a fazer os cálculos para saber se será possível manter a economia de R$ 1 trilhão prevista no projeto original.

CCJ

Canais de diálogo

Desde o final de semana, integrantes do Executivo e lideranças do Legislativo se esforçaram para reabrir os canais de diálogo e o resultado deve ser percebido hoje na audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai encontrar um ambiente amistoso. As críticas devem ficar restritas aos partidos de oposição. É um cenário bem diferente daquele da semana passada, quando ele cancelou a mesma agenda.

Os acordos fechados nos últimos dias garantiram que as mudanças de mérito na proposta devem ser feitas apenas na comissão especial.

Tributária

A outra reforma

O ambiente político melhorou e permitiu inclusive que integrantes do Executivo e do Legislativo comecem a falar sobre a reforma tributária.

Alguns chegaram a falar em tramitação paralela à Nova Previdência, em uma demonstração de otimismo depois da série de divergências entre os dois poderes.

Senado

Orçamento impositivo

O Senado vai votar hoje a PEC que torna o pagamento das emendas de bancada obrigatório. A tendência é que os senadores aprovem a mudança que engessa a execução orçamentária.

Porém, o tom da aprovação da proposta é outro em relação à Câmara. Os senadores procuraram o governo e fecharam um acordo para reduzir o impacto da mudança no próximo ano.

Com isso, apenas em 2021 o governo teria que destinar 1% da receita corrente líquida para o pagamento das emendas de bancada.

Panorama econômico

Posição do BC

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participou da Conferência Anual sobre Macroeconomia e Estratégia, promovida pela Goldman Sachs Brasil. Veja a análise que ele fez sobre a economia brasileira.

Tecnologia

Emprego x desenvolvimento

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fez uma estimativa de quais ocupações correm mais ou menos riscos no mercado de trabalho, levando em conta o crescente desenvolvimento das tecnologias.

Segundo a pesquisa, denominada de "Na era das máquinas, o emprego é de quem?", 35 milhões de trabalhadores formais correm risco de perder seus empregos para a automação até 2050.

AGENDA

Guedes - O ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de debate sobre a Nova Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara às 14 horas.

Comissão - A CPI de Brumadinho toma depoimentos, às 10h, de técnicos e engenheiros que elaboraram laudos da barragem que desmoronou.

Indústria - Às 9h, os ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançam a Câmara Brasileira da Indústria 4.0.

Moro - O ministro da Justiça, Sérgio Moro, se reúne com o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, às 10h.

EDUCAÇÃO

Exatas - Conheça um portal voltado para o ensino da matemática.

SABER

Portal MS - Uma página especializada para tirar dúvidas sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que propaga a dengue, a zika e a chikungunya.

SUSTENTÁVEL

Conscientização - A WWF-Brasil lançou um manual do consumo consciente de pescados, indicando as espécies que estão sob risco e se deve evitar a pesca.

TECH

Fim - A rede social Google+ vai deixar de existir. Veja se você será impactado.

BEM-ESTAR

Futebol - Um passeio virtual no Museu do Futebol em São Paulo.