COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 26.8.19

Cenário - 26.8.19

FSB Inteligência

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Atualizado às 08:59

Tensão pré-PIB

 

O IBGE divulga nesta semana o resultado do PIB do segundo trimestre e tudo indica que não haverá muito o que comemorar.

Considerando os dados mais recentes, as expetativas gerais variam de céticas a pessimistas. Há palpites que indicam até que o país registrará recessão técnica.

No primeiro trimestre, a economia recuou 0,2% na comparação com os últimos três meses de 2018 - primeiro encolhimento trimestral desde os três últimos meses de 2016.

Os reflexos do 'paradão' persistem, apesar do avanço da reforma da Previdência no Congresso e de medidas que destravaram parte do fluxo econômico.

No ambiente micro, as coisas continuam difíceis - vide a realidade do emprego formal. A alta do câmbio e o viés de baixa aplicado à 'marca' Brasil no exterior - devido, principalmente, à questão ambiental - ajudam a piorar o contexto.

Os chamados motores da economia continuam em marcha lenta e isso é preocupante porque restam poucos meses para o ano terminar.

Nas projeções oficiais as coisas não estão tão ruins assim. A equipe econômica espera um PIB discreto agora e um resultado minimamente positivo ao fim de 2019.

 

Revisões

Ajustando o foco

Como sempre acontece, o saldo do PIB do segundo trimestre tende a inspirar revisões em série das expectativas de crescimento anual do país.

Esse movimento será muito mais intenso se o número for negativo porque resgatará (por inércia!) pontos de fala que ganharam muita relevância no auge da crise.

 

Orçamento

Prestes a estrear

Até a próxima sexta-feira, 30, o governo enviará ao Congresso a proposta de Orçamento para 2020 - o primeiro da administração Bolsonaro.

 

As previsões não indicam que haverá - na forma e nos ritos - muitas novidades em relação a anos anteriores.

 

As comparações mais aguardadas miram 1) as prioridades da União em investimentos, 2) a reserva de custeio para os ministérios e, claro, 3) as perspectivas fiscais.

 

Congresso

Vetos e LDO

Câmara e Senado reúnem-se novamente nesta semana para analisar vetos presidenciais e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que, em tese, deveria ter sido votada até meados de julho.

A aprovação da LDO, porém, depende da análise de vetos presidenciais que trancam a pauta.

Nessa lista, há pelos menos dois vetos do presidente Jair Bolsonaro que podem ser derrubados pelo Congresso:

1 - Artigos da Lei das Agências Reguladoras que previam a elaboração de uma lista tríplice para a escolha de diretores dos órgãos de regulação

 

2 - Artigos da lei que criou a Autoridade Nacional da Proteção de Dados

Amazônia

Dinheiro contra o fogo

O ministro do STF Alexandre de Moraes deverá analisar nos próximos dias um pedido da Câmara dos Deputados que permite o uso de parte dos recursos recuperados da Petrobras pela Lava Jato para combater os incêndios florestais.

Ao todo, foram recuperados R$ 2,5 bilhões que ainda não tiveram destinação definida - depois que o STF vetou a criação de um fundo que seria gerido pela força-tarefa.

 

AGENDA

Planalto - O presidente Jair Bolsonaro reúne-se, às 10h, com o secretário especial de Desestatização e Desinvestimento, Salim Mattar.

Pesquisa - A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulga hoje mais uma pesquisa de avaliação do governo.

Salles - O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, concede entrevista hoje, às 22h, ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

IBGE - O IBGE apresenta seu novo índice, a Pesquisa Nacional de Saúde.

Conjuntura - O Banco Central divulga, às 10h30, as estatísticas do setor externo de julho.

EDUCAÇÃO

Oportunidade - Governo americano oferece curso de um mês para jovens profissionais.

SABER

Urbanismo - Construções que fogem dos padrões tradicionais.

SUSTENTÁVEL

Floresta - Como funcionam os diferentes sistemas de monitoramento do desmatamento na Amazônia.

TECH

Fazer mais - Dicas para melhorar a produtividade com o Google Docs.

BEM-ESTAR

Saúde - As principais novidades anunciadas no congresso mundial sobre o câncer.