COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 24.10.19

Cenário - 24.10.19

FSB Inteligência

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Atualizado às 14:29

Peculiaridades do câmbio

Análises distribuídas ao longo da semana - especialmente ontem - por quem acompanha e entende de câmbio atribuem grande parte do movimento de queda à aprovação (finalmente!) da nova Previdência.

Apesar disso, um quase consenso forma-se em torno da ideia de que novas pressões estão encomendadas.

É que o mundo do dinheiro quer mais: aguarda pelo calendário das próximas reformas.

Não por outro motivo o ministro da Economia, Paulo Guedes, antecipou as agendas que virão, confirmando que o governo está com quase tudo pronto para enviar ao Congresso propostas que mexem com gasto público, orçamento e repartição de verbas federais aos estados.

As mensagens de Guedes não vieram desacompanhadas de uma articulação prévia com a Câmara e o Senado, além de acenos personalizados a forças econômicas.

Essa rede de apoio está ativada e disposta a atuar novamente a favor do pacote de mudanças que promete ser tão robusto quanto o ajuste no sistema de aposentadorias.

Principalmente por essa razão o dólar deixou a casa dos 4,20.

Mais conjuntura 1

Olhando para fora

A influência externa sobre a cotação do dólar no Brasil - leia-se brexit e guerra comercial China x EUA - não está descolada dos negócios de câmbio, mas nesses últimos dias o impacto acabou sendo menor do que as previsões.

Mais conjuntura 2

Olhando para dentro

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia divulgou números da arrecadação de setembro.

O dado (leia o relatório) não é ruim: melhor resultado para o mês desde 2014. Mas veio 3,3% abaixo da expectativa mediana de mercado captada pelo Prisma Fiscal (saiba o que é).

Previdência

As datas

Recém-aprovada no Senado, a reforma da Previdência tem (até o momento!) três datas possíveis para promulgação: 5, 12 ou 19 de novembro.

STF

2ª instância (parte III)

O STF volta a julgar hoje à tarde a constitucionalidade da prisão de condenados em segunda instância.

O placar está em 3 a 1 a favor da possibilidade da execução da pena antes do esgotamento total de recursos.

Relator das ações, o ministro Marco Aurélio votou contra a prisão após segunda instância. Já os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso divergiram.

No canal do STF no Youtube é possível acompanhar a sessão ao vivo.

Diário Oficial

Pausa

O Diário Oficial da União não vai circular na próxima segunda-feira (28) em razão do Dia do Servidor Público, definido como ponto facultativo.

AGENDA

Bolsonaro + Skaf + Chineses - O presidente Jair Bolsonaro está na China e tem audiência prevista com Paulo Skaf, presidente da Fiesp, e CEOs chineses.

Alcolumbre - O presidente do Senado Davi Alcolumbre visita hoje cidades do Nordeste atingidas por manchas de óleo. A comitiva conta ainda com senadores da Região.

Mercado - Vale e Petrobras divulgam os resultados do 3º trimestre de 2019.

Esporte + Justiça - Acontece hoje no STJ o seminário 'O desporto que os tribunais superiores praticam', que vai debater os grandes temas em julgados pelas cortes superiores.

EDUCAÇÃO

Brasil - Uma pesquisa do Instituto Millenium investiga a relação entre educação e desenvolvimento.

SABER

Museu - O bicentenário do Museu do Prado, na Espanha: os projetos, as coleções e a proposta que se renova em um dos espaços mais significativos para a arte e a cultura no mundo.

SUSTENTÁVEL

Construção - Um guia para entender o que define e como funcionam os prédios verdes.

TECH

Unicórnios - O relatório do Hurun Research Institute que coloca a China à frente dos Estados Unidos como maior polo global de unicórnios - startups avaliadas em pelo menos US$ 1 bilhão.

BEM-ESTAR

Vacinas - Conheça a Rede de Produtores de Vacinas dos Países em Desenvolvimento (DCVMN), entidade criada em 2000 com o objetivo de fortalecer e alavancar a produção e a inovação.