COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 31.10.19

Cenário - 31.10.19

FSB Inteligência

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Atualizado às 12:18

Aviso

 
Pausa para mudanças


O Cenário vai passar por uma reformulação e voltará a circular na próxima segunda-feira, 4/11.


Novos números do desemprego

 

O IBGE divulgou hoje cedo que a taxa de desocupação no trimestre encerrado em setembro ficou em 11,8%, o que corresponde a 12,5 milhões de pessoas (leia a íntegra da Pnad Contínua).

Esse novo balanço não difere muito do anterior (0,3 ponto percentual menor que o trimestre abril-junho). Ele também não dá boas pistas sobre o que virá pela frente porque é praticamente idêntico ao mesmo período do ano passado.

No geral, as coisas seguem ainda lentas no mercado de trabalho. Um dos termômetros que comprovam essa tese é o estoque de população fora da força de trabalho: 64,8 milhões de pessoas.

Os desalentados são agora 4,7 milhões, um recuo de 3,6% em relação ao trimestre anterior e estabilidade estatística frente ao mesmo trimestre de 2018.

Já a população ocupada, formada por 93,8 milhões de pessoas, avançou tanto na comparação com o trimestre passado como com o mesmo período de 2018 (0,5% e 1,6%, respectivamente).

Outros dados importantes.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado segue estável. E a categoria dos sem carteira de trabalho assinada no setor privado bateu recorde na série histórica, crescendo em relação ao trimestre anterior e ao mesmo trimestre de 2018.

Recorde também na categoria dos trabalhadores por conta própria, que chegou a 24,4 milhões de pessoas.

 

 

Copom

Selic a 5%

O corte de 0,5 ponto percentual promovido ontem pelo Comitê de Política Monetária (Copom) era 'barbada', mas quem gosta de interpretar os sinais do Banco Central amanheceu dividido sobre o ciclo de baixa e sua intensidade daqui para frente.

Espécie de esporte nacional, as 'análises do dia seguinte' ajustam o foco a partir do que indica o comunicado distribuído pós-reunião.


Pacote Guedes 

Aguardando...

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse ontem que o governo enviará só na próxima terça-feira, 5, as propostas de mudanças voltadas ao funcionalismo, orçamento e Estados.

 

PPA

Tempestade de ideias 1

Os prazos terminaram e o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 (PLN 21/2019) recebeu um total de 458 emendas.

A análise de tudo o que foi adicionado à proposta será feita pelo relator, senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR). Espera-se para novembro a apresentação do parecer à Comissão Mista de Orçamento.

 

Orçamento

Tempestade de ideias 2

Já o projeto da Lei Orçamentária de 2020 (PLN 22/2019) recebeu 8.934 emendas - 8.341 individuais e 593 coletivas, segundo dados divulgados pelo Congresso.

Essas sugestões serão distribuídas ao Comitê de Admissibilidade de Emendas e aos 16 relatores setoriais.

 

Loterias

Reajuste autorizado

Está no Diário Oficial da União de hoje a portaria que autoriza reajustes nos preços das apostas das loterias.

 

AGENDA

Empreendedorismo - O Ministério da Economia e o Sebrae lançam hoje, em São Paulo, o programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade.

 

Escola-trabalho - O Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da FGV EBAPE promove, no Rio, o seminário 'O Ensino Técnico e a Reforma do Ensino Médio: Um Convite à Inovação'.

 

Bolívia - A Organização dos Estados Americanos (OEA) inicia hoje uma auditoria das eleições presidenciais.

EDUCAÇÃO

Plano - A estratégia educacional do Unicef 2019-2030 e as saídas para romper barreiras que dificultam o aprendizado de crianças e adolescentes.

SABER

Artes - O Museum of Arts and Design (MAD) de Nova York e sua coleção permanente de itens que exploram materiais e tendências inovadoras em 1950 e nos dias atuais.

SUSTENTÁVEL

Natal - Penzance, a primeira cidade do Reino Unido livre de plástico, mergulha em um debate sensível: árvores de Natal de plástico são mais sustentáveis?

TECH

Futebol - O que o Barcelona faz e para onde o clube olha quando o assunto é tecnologia e inovação.

BEM-ESTAR

Antibióticos - Vem aí a Semana Mundial de Conscientização sobre Antibióticos (WAAW).