COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 5.11.19

Cenário - 5.11.19

FSB Inteligência

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Atualizado às 09:22

Recados do Copom

Sem grandes mudanças de tom, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reafirma em ata divulgada hoje cedo o que vem repetindo há tempos.

Em linhas gerais, o documento (leia a íntegra) reforça que a recuperação segue em ritmo gradual e que, em grande medida, isso se deve ao fato de que a economia continua operando com elevados níveis de ociosidade.

O texto ressalta que essa dinâmica contamina a produção - o que explica os baixos índices de utilização da capacidade da indústria - e, principalmente, o emprego.

A importância da aprovação da reforma da Previdência está em destaque na ata, mas o Copom olha para frente e renova os votos de confiança nas próximas propostas de mudanças estruturais.

Os diretores que compõem o colegiado advertem que os ajustes futuros precisam mirar o aumento de produtividade, ganhos de eficiência, maior flexibilidade da economia e melhoria do ambiente de negócios.

A última reunião em 2019 para definir a taxa básica de juros (Selic) - atualmente em 5% ao ano - ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro.

Pacote Guedes

Próxima onda

O Plano mais Brasil chega ao Senado hoje.

As medidas serão apresentadas como o conjunto mais ousado de transformação do Estado.

O pacote mexe com o ambiente fiscal em sentido amplo, propõe um novo pacto entre União, estados e municípios, e altera a lógica do gasto e do financiamento públicos.

Roda Viva 

Janaina fala

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) falou ontem sobre crises, governo, partido e outras coisas (veja ou reveja).

Podcasts

Febre do momento

Como fonte de informação e/ou distração, os podcasts chegaram para ficar.

A Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) quer mapear esse boom e lançou a PodPesquisa 2019.

O questionário está disponível no site da entidade até 15 de dezembro.

Alimentos

Atenção aos rótulos

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) investigaram - por meio de uma pesquisa inédita - a influência dos rótulos de alimentos ultraprocessados 'na percepção e escolhas alimentares de crianças brasileiras'.

O resultado está aqui.

Aeroporto

Novo status

O Diário Oficial da União publica na edição de hoje portaria que designa como internacional o Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória/ES.

Em janeiro de 2020, partirá da capital capixaba um voo direto para Buenos Aires.

Acordo de Paris

EUA fora

Os Estados Unidos iniciaram formalmente ontem o processo de saída do Acordo de Paris. A notificação oficial foi enviada às Nações Unidas e a retirada entrará em vigor em 4 de novembro de 2020.

Está aqui o comunicado publicado no site do Departamento de Estado.

Como resposta, a ONU emitiu uma nota aos correspondentes estrangeiros.

Chile

A conta

Recém-empossado, o novo ministro das Finanças do Chile, Ignacio Briones, divulgou as primeiras estimativas de impacto que os protestos terão sobre a economia do país.

Segundo ele, o crescimento do PIB este ano será entre 2% e 2,2% - antes dos atos o salto estava projetado em 2,6%.

AGENDA

Bolsonaro + ministros - O presidente Jair Bolsonaro recebe em audiências separadas, a partir das 9h, os ministros Sergio Moro (Justiça), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Paulo Guedes (Economia).

Bolsonaro + Conselho - À tarde, o presidente coordena mais uma reunião do Conselho de Governo.

Bolsonaro + 300  dias - No fim do dia, será realizada no Palácio do Planalto a solenidade dos 300 dias de governo.

Fake News - Está na pauta de hoje à tarde da CPI das Fake News a audiência pública com o jornalista Allan dos Santos, um dos fundadores do blog Terça Livre.

IBGE - Sai hoje o Índice de Preços ao Produtor (IPP) referente a setembro.

EDUCAÇÃO

Reprovados - Um estudo do Unicef e do Instituto Claro revela que 3,5 milhões de estudantes brasileiros de escolas públicas municipais e estaduais foram reprovados ou abandonaram a escola em 2018.

SABER

Artes - As exposições em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (veja).

SUSTENTÁVEL

Youtuber - Jimmy Donaldson, também conhecido como Mr.Beast, é uma celebridade do mundo digital e quer estimular o plantio de 20 milhões de árvores até janeiro de 2020 (veja).

TECH

Ia x empatia - Uma pesquisa com 6 mil pessoas pelo mundo identificou que a maioria ainda prefere falar com um ser humano do outro lado da linha.

BEM-ESTAR

Cidades saudáveis - Conheça a Aliança para Cidades Saudáveis, uma rede internacional criada sob iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).