COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário 09.12.2019

Cenário 09.12.2019

FSB Inteligência

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Atualizado às 11:02

Balanço das diferenças

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) atualizou números globais e divulga hoje a versão 2019 de seu relatório anual.

 

Olhando para os dados que dizem respeito ao Brasil, o levantamento mostra que o país caiu uma posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ocupando agora a 79ª colocação entre 189 nações.

 

O IDH brasileiro alcançou 0,761, registrando salto de 0,001 em comparação a 2017 - a Colômbia está empatada com o Brasil.

 

O índice leva em conta renda, saúde e educação. Vai de zero a um e quanto mais próximo de um, maior o desenvolvimento humano.

 

Referindo-se à realidade geral, o Pnud resume que "o mundo alcançou ganhos substanciais nos níveis básicos de saúde, educação e padrão devida", mas adverte: ainda há muitas necessidades não atendidas e uma próxima geração de desigualdades se inicia.

 

Ao olhar para o futuro com os pés no presente, o Pnud também vai além.

 

O documento chama a atenção para os desafios que prejudicamo desenvolvimento no mundo há décadas, reforçando que os mais pobres estão(como quase sempre) mais vulneráveis.

 

A lista de recomendações é longa e incorpora temas cada vez mais sensíveis, como os impactos produzidos sobre o bem-estar da humanidade causados pela mudança do clima e as transformações tecnológicas.

 

A versão on-line do relatório está aqui. A íntegra na formatação impressa pode ser lida aqui.

Brasil 

Mais sobre o IDH

Na avaliação do Pnud, o IDH do Brasil mantém tendência de avanço, mas as desigualdades permanecem.

O texto divulgado pelo organismo internacional ressalta que,entre 1990 e 2018, o país apresenta um aumento 'consistente' - crescimento de 24%.

O resultado deste ano, conforme o Pnud, situa o Brasil no grupo de países com Alto Desenvolvimento Humano - na América do Sul, o Brasil é o 4º com maior IDH, com Chile, Argentina e Uruguai à frente.

COPOM

Última reunião do ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia amanhã mais uma reunião e anunciará na quarta-feira (11) se mexe ou não na taxa básica de juros (Selic).

O PIB do terceiro trimestre e a inflação de novembro,divulgados na semana passada, não mudaram as expectativas de corte.

A Selic está em 5% ao ano e a previsão majoritária de mercado é de queda para 4,5%.

Escolas

Mudanças no tempo integral

O Diário Oficial da União publica hoje uma portaria do MEC que altera normas e critérios e institui o programa de fomento às escolas de ensino médio em tempo integral.

SDSDSD

Atuação nos canais oficiais

O futuro partido do presidente Jair Bolsonaro vai, aos poucos, formando sua personalidade na internet.

 

No Twitter, o perfil oficial pede 'paciência' e faz apelos aos simpatizantes para que só acreditem em informações compartilhadas nos canais oficiais - um post reforça que listas fake não devem ser assinadas.

 

Já o site traz uma versão do estatuto e um guia para quem procura informações sobre como se desfiliar de outra legenda.

 

No Facebook, o número de aliados vem sendo atualizado e as publicações celebram o aumento da base de apoio.

Guerra Tarifária 

O que esperar da semana

A disputa comercial travada entre Estados Unidos e China terá desdobramentos ao longo dos próximos dias.

É que os americanos planejam aplicar uma nova rodada de tarifas às importações chinesas a partir do dia 15.

Se esse cronograma for seguido, o chamado acordo comercial de "primeira fase" será prejudicado.

Na sexta-feira passada, a China fez um gesto considerado crucial, indicando disposição de reduzir as tarifas sobre a soja e a carne suína dos EUA.

Rússia

Fora de competições

A Agência Mundial Antidoping (Wada) informou hoje cedo que a Rússia foi punida por falsificação de dados de controle e que está fora das grandes competições esportivas por quatro anos.

O 'gancho' inclui as Olimpíadas de Tóquio 2020 e campeonatos mundiais (leia a íntegra do comunicado).

Os russos ainda podem recorrer da decisão.

 AGENDA

ANVISA Termina hoje o prazo para o envio de comentários e sugestões às Consultas Públicas (CPs) sobre rotulagem nutricional

BOLSONARO  tarde, o presidente Jair Bolsonaro recebe em audiências separadas os ministros Paulo Guedes (Economia) e Abraham Weintraub (Educação)

IMPOSTO DE RENDAA Receita Federal abre hoje para consulta o sétimo lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2019 (veja)

CANDIDATURAS AVULSASO STF realiza hoje audiência pública para discutir aviabilidade de candidaturas avulsas (sem filiação partidária) nas eleições

PRÊMIO BRASILEIRÃO 2019A CBF anuncia hoje, no Rio de Janeiro, os melhores do Campeonato Brasileiro de Futebol. Atletas do masculino e do feminino serão premiados

EDUCAÇÃO

Dados - Uma plataforma de análise, referências documentais e acervo audiovisual com foco no ensino médio e na gestão educacional (saiba mais)

SABER

Arte e mercado - Conheça o artnet, um dos sites mais reconhecidos e atualizados do mundo da arte

SUSTENTÁVEL

Clima em Campinas - Um estudo desenvolvido no Instituto de Geociências da Unicamp revela dados da evolução das mudanças climáticas da região de Campinas (SP) nos últimos 25 mil anos (saiba mais)

 TECH

Santa Tracker - Siga os passos do Papai Noel pelo mundo utilizando o Google Maps

 BEM-ESTAR

Ageísmo - Preconceito, estereótipos e práticas discriminatórias pela idade. Entenda o que é e como esse conceito se manifesta