COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário 13.12.19

Cenário 13.12.19

FSB Inteligência

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Atualizado às 17:44

Outro sinal positivo

O Banco Central informou mais cedo que a economia deu um salto de 0,17% em outubro, confirmando que a atividade vem, aos poucos, sustentando alguma expansão.

O IBC-Br mostrou o que a maioria dos analistas de mercado esperava - inclusive na desaceleração frente a setembro. No acumulado, a alta está em 0,95% e, em 12 meses até outubro, o ganho é de 0,96%.

Esses resultados consolidam percepções que costumam convergir exatamente nesta época do ano. No caso específico de 2019, é mais uma entre outras boas novidades que se soma a inflação controlada, câmbio oscilando menos e PIB oficial no azul.

Indicadores múltiplos - o do BC é um deles - revelam a (quase) certeza de que o crescimento anual contratado será de, no mínimo, 1%. Esse olhar está atrelado, claro, ao ajuste fino que sempre acontece no último trimestre.

De novo: em se tratando de 2019 isso é bom porque a calibragem tem sido marcada por certo otimismo.

As projeções de consumo e investimento estão mais favoráveis. Os dados de produção, também.

É provável até que uma parte do contexto de agora reoriente (para melhor) as expectativas de entrada para 2020.

PIB das cidades      

Mapa da riqueza

Dados do IBGE divulgados hoje mostram que, em 2017, um quarto do PIB do país vinha de apenas sete municípios.

Só São Paulo era responsável por 10,6%. A cidade tinha na época um PIB equivalente ao da soma de 4.305 municípios ou 77,3% das cidades brasileiras (leia a íntegra).

EUA x China       

O acordo

Os termos do chamado acordo "fase 1" entre americanos e chineses foram finalmente conhecidos.

Esse passo era considerado essencial para que as duas potências pavimentassem o terreno até a assinatura de um pacto definitivo.

Donald Trump foi às redes sociais hoje e disse que as tarifas de penalidade definidas para começar a valer no próximo domingo (15) não serão cobradas.

A Xinhua, maior agência de notícias chinesa, também fez uma síntese (leia aqui).

COAF/UIF       

Na fila

As lideranças políticas envolvidas no processo e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, fecharam um acordo para que ocorra na terça-feira (17) a votação da MP 893/2019.

O texto transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Economia para o Banco Central (BC), reestruturando o órgão, que passa a se chamar Unidade de Inteligência Financeira (UIF).

O prazo para a votação está perto do fim - a próxima semana é a última antes do recesso parlamentar. Se não for votação, a MP perde validade.

Reino Unido       

UE à espera do Brexit

A contundente vitória do Partido Conservador, do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tem provocado efeitos políticos e econômicos sobre a Europa que ainda não foram totalmente digeridos pela manhã.

A impressão geral estampada na mídia e nos políticos que se posicionaram é de que o triunfo aumenta consideravelmente a perspectiva de um brexit em 31 de janeiro de 2020.

Parte dessa visão está no Youtube em uma análise (em inglês) que pode ser vista aqui.

Estudo da FAO       

Valor da terra

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) elaborou um dos estudos mais completos e didáticos sobre a importância das áreas desérticas e como esses lugares são fundamentais para a biodiversidade.

O relatório digital está disponível aqui e é muito rico em detalhes.

A versão do documento formatada no padrão de livro impresso está aqui.

AGENDA

Bolsonaro - Ao longo do dia, o presidente Jair Bolsonaro reúne-se com os ministros Jorge Oliveira (Secretaria Geral) e Fernando Azevedo (Defesa) e também recebe hoje a Medalha do Mérito Tamandaré

Guedes - O ministro da Economia recebe em audiência, no Rio, o presidente da Coca-Cola Brasil, Henrique Braun

EDUCAÇÃO

IA na UFG - A graduação em Inteligência Artificial no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) (saiba mais)

SABER

Arte em Londres - Fundado em 1753, o British Museum tem uma das coleções permanentes mais exclusivas e renomadas do mundo

SUSTENTÁVEL

FMI verde - Os seis principais blogs sobre mudança climática ligados ao Fundo Monetário Internacional (veja aqui)

TECH

Código de barras - Quem foi George Laurer, o engenheiro que ajudou a criar uma das soluções de negócios mais fantásticas do planeta

BEM-ESTAR

Desrotulando - O app que escaneia o código de barras e identifica se o produto é saudável (conheça)