COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 3.4.20

Cenário - 3.4.20

FSB Inteligência

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Atualizado às 14:48

Rumo a 1 milhão

O mundo vive a expectativa de alcançar nos próximos dias a simbólica marca de 1 milhão de casos de covid-19.

Dos painéis globais que monitoram números em tempo real, o da universidade Johns Hopkins é o que está mais perto de relevar esse número (veja).

A OMS vem repetindo que a velocidade de transmissão da doença é alta e acentua a todo instante que ela está ganhando fôlego extra em países onde a pandemia é mais aguda.

Para além disso, há pelo menos duas questões relevantes que estão sendo consideradas para efeito de projeção estatística.

Uma delas é o avanço do coronavírus na África. Especialistas e a própria OMS temem o impacto no continente e projetam realidades bastante duras no curto prazo.

A outra diz respeito à subnotificação da pandemia. Ainda que a recomendação internacional aponte para a necessidade de testes em massa, nem de longe o mundo está conseguindo segui-la.

MÁSCARA DE PROTEÇÃO

Fazendo em casa

Movimentos que ensinam como fazer máscaras de proteção por conta própria ganham força no Brasil e no mundo.

O Youtube e as redes sociais (#masks4all) estão inundados e compartilham cada vez mais tutoriais - é preciso ter cuidado e escolher as fontes corretas - produzidos por pessoas preocupadas com o avanço da covid-19.

DILEMAS

MIT explica

As pandemias deprimem a economia. As intervenções de saúde pública, não. Um estudo do MIT - divulgado recentemente - explora desdobramentos desse debate, olhando para evidências da gripe de 1918.

O resumo está aqui e a íntegra pode ser consultada aqui.

TRABALHO

Pacote oficial

O resumo executivo do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, lançado ontem pelo governo, está aqui.

A íntegra da medida provisória está aqui.

ELEIÇÕES

Fluxos e datas

Os prazos do calendário eleitoral seguem seu ritmo e isso mexe com a cabeça de quem gosta de fazer contas.

Há vários debates instalados no mundo político, entre outras coisas, que tratam de janela para trocas partidárias, cronogramas para estatutos, convenções etc.

O TSE colocou em destaque no site a íntegra da Resolução TSE nº 23.606/2019, que serve de referência para quem quer se manter atento.

AGENDA

CONGRESSO - Deputados e senadores realizam hoje a primeira sessão remota para analisar o projeto sobre execução de emendas parlamentares.

EDUCAÇÃO

Edtech - Sebrae explica o conceito e como é empreender com startups educacionais (saiba mais).

SABER

Beethoven 250 - O Bundeskunsthalle, um dos museus mais famosos da Alemanha, celebra o 250º aniversário do grande gênio.

SUSTENTÁVEL

COP 26 adiada - A Conferência do Clima da ONU marcada para novembro, na Escócia, foi adiada por causa da pandemia (leia o comunicado oficial).

TECH

Robô x pandemia - Tommy, o "enfermeiro-robot" que ajuda médicos italianos no enfrentamento da covid-19 (saiba mais).

BEM-ESTAR

Doenças zoonóticas - Um olhar científico e histórico sobre como certas enfermidades saltam de animais para pessoas (saiba mais).