COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Daqui a pouco ou Daqui há pouco

Daqui a pouco ou Daqui há pouco

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Atualizado em 15 de setembro de 2022 10:04

O leitor Sergio Lazzarini envia a seguinte indagação à coluna Gramatigalhas:

"Quando se usa a expressão 'daqui a pouco' não deveria ser 'daqui há pouco', já que se trata de expressão temporal?"

Envie sua dúvida


1) Profunda distinção se deve fazer entre a e há, que são palavras com natureza e significado diversos.

2) Há é forma do verbo haver e, para o que aqui interessa, indica tempo passado. Ex.: " vários meses os autos estão conclusos para sentença".

3) Por outro lado, a é preposição e, para o que concerne a estas considerações, serve para as expressões indicativas de tempo futuro. Ex.: "Daqui a dois dias, a sentença deverá ser publicada".

4) Observe-se que não basta falar em tempo para existir o verbo haver; para sua ocorrência, é preciso que haja a significação de tempo passado, pois, se se fala de tempo futuro, o que se tem é apenas a preposição a.

5) Em termos práticos, não existe verbo haver (nem há, por conseguinte), se o verbo é futuro, motivo por que equivocada é a construção: "O advogado chegará daqui há duas horas".

6) A distinção que ora se faz não é supérflua, tanto assim que Josué Machado, atento aos cochilos da imprensa, flagrou, publicada num jornal de São Paulo, a expressão "daqui há algum tempo".1

7) De maneira específica para o caso da consulta, observe-se, em conclusão, o que segue: I) "Daqui a pouco" (correto); II) "Daqui há pouco" (errado).

_____________

1 Cf. MACHADO, Josué. Manual da Falta de Estilo. 2. ed. São Paulo: Editora Best Seller, 1994, p. 10.