COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Os embargos de declaração ou O embargos de declaração?

Os embargos de declaração ou O embargos de declaração?

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Atualizado em 13 de janeiro de 2023 10:10

A leitora Andrea Vieira Casal envia a seguinte mensagem para a seção Gramatigalhas:

"Qual das duas expressões está correta: os Embargos de Declaração ou o Embargos de Declaração? Obrigada."

Envie sua dúvida


1) Uma leitora indaga qual das duas expressões está correta: os embargos de declaração ou o embargos de declaração?

2) Em português, há certos substantivos que se empregam só no plural: anais, arredores, esponsais, núpcias, pêsames, víveres. E a eles se juntam aqueles vocábulos - como embargo e embargos - que têm sentidos diferentes no singular e no plural.

3) Explicite-se: por um lado, embargo traz em si a ideia de impedimento, obstáculo, estorvo, embaraço, medida de oposição a algum ato, como aquele que se faz para que o construtor não continue na execução de determinada obra (CPC, art. 935).

4) Já em embargos se vê com nitidez a ideia de um recurso judicial para oposição em diversas circunstâncias (embargos de declaração, embargos à execução, embargos de terceiro, embargos infringentes...).

5) E, nessa acepção de recurso processual, é palavra do plural, que exige também no plural todos os vocábulos a ela referentes (os embargos, embargos intempestivos...). Se for sujeito, também pede o verbo no plural: a) "Cabem embargos infringentes..." (CPC, art. 530); b) "Os embargos serão opostos..." (CPC, art. 536); c) "... os embargos serão oferecidos..." (CPC, art. 747).

6) Com os embargos de declaração, a situação é exatamente a mesma: a) "Cabem embargos de declaração..." (art. 535); b) "Na reiteração de embargos protelatórios..." (CPC, art. 538, parágrafo único).

7) E, assim, respondendo diretamente ao leitor: a) no sentido trazido por ele (de recurso processual), a palavra embargos é empregada apenas no plural; b) nessas circunstâncias, ela exige que os demais vocábulos que a ela se referem (artigo, adjetivo...) também venham no plural (os embargos de declaração, embargos de declaração protelatórios); c) se tal vocábulo é o sujeito da oração, o verbo também concorda no plural (cabem embargos de declaração).