COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Censor - Comum de dois gêneros?

Censor - Comum de dois gêneros?

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Atualizado em 16 de setembro de 2022 10:59

O leitor Adilson Pinheiro envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:

"Professor, é comum de dois o gênero da palavra censor? Agradeço-lhe a orientação."

Envie sua dúvida


1) Ao indagar se a palavra censor é comum de dois gêneros, o leitor, em síntese, quer saber: a) se censor é forma do masculino, tendo censora como forma do feminino?; b) ou se a forma é uma só (censor), diferenciada apenas pelo artigo que a antecede (o censor e a censor)?

2) Esclareça-se, desde logo, tecnicamente, que, quando se tem a mesma palavra para o masculino e para o feminino, diferenciando-se o gênero apenas pelo artigo que a antecede, isso é o que se chama de comum de dois ou comum de dois gêneros: o pianista, a pianista, o selvagem, a selvagem.

3) E, quando se quer solucionar uma dúvida a esse respeito, deve-se tomar por premissa o fato de que a Academia Brasileira de Letras detém a autoridade para definir oficialmente as peculiaridades das palavras de nosso idioma concernentes à grafia, pronúncia, gênero, número, categoria gramatical, etc.

4) E essa autoridade, a ABL a exerce por via da edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

5) Feitas essas observações a título de premissas, acrescenta-se que uma simples consulta ao VOLP mostra que a palavra censor é dada como pertencente ao gênero masculino, o que implica concluir que seu feminino há de ser formado de outro modo, que não pela simples anteposição de um artigo feminino. Ou seja, o vocábulo censor não é comum de dois gêneros.

6) Em outras palavras, o feminino de o censor há de ser apenas a censora, sem outra possibilidade.