COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Estados Unidos - Diz ou dizem?

Estados Unidos - Diz ou dizem?

quarta-feira, 20 de março de 2019

Atualizado em 19 de março de 2019 17:52

O leitor Fernando Júnior envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Li recentemente num hebdomadário a seguinte manchete: 'Osama não estava armado, dizem EUA'. O correto seria 'dizem os EUA' ou 'diz os EUA'?"

Envie sua dúvida


1) Um leitor diz ter lido em um hebdomadário a seguinte manchete: "Osama não estava armado, dizem EUA". E indaga se o correto seria dizem os EUA ou diz os EUA.

2) Antes de ingressar no mérito da indagação do leitor, importa observar que muita confusão se faz com o termo hebdomadário, e alguns pensam que a palavra é apenas sinônima de jornal. Mas não é assim. O termo se origina do grego e significa semana. Ou seja: hebdomadário é sempre um jornal semanal, e jamais se pode empregar o termo, quando se quer fazer referência a um jornal diário.

3) Feita essa observação introdutória, acresce dizer que alguns nomes próprios de locais se apresentam sempre na forma plural: Alpes, Andes, Campinas, Estados Unidos, Vassouras.

4) A primeira regra para eles é que, se um nome desses vem precedido de artigo, o verbo concorda com esse artigo: "Os Estados Unidos invadiram o Iraque".

5) Em contraposição a essa regra, se o nome próprio do plural não vem precedido de artigo, então o verbo concorda no singular: "Campinas homenageou o desembargador".

6) Por fim, como síntese, para nomes como Estados Unidos, é oportuno lembrar o ensino adicional de Vitório Bergo, para quem "não procede a alegação de que o nome, embora no plural, se refere a um só país, pois esse país é constituído de diversos estados, e a ideia de pluralidade se reflete no articular os".