COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. Conheça as melhores alternativas para sair da poupança

Conheça as melhores alternativas para sair da poupança

BTG Pactual

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Atualizado em 26 de abril de 2022 10:42

Você mantém seu dinheiro ou parte dele na caderneta de poupança? Se a resposta for afirmativa, a dica é rever essa conduta. Seu dinheiro pode render muito mais em outros produtos que são acessíveis a todos os bolsos e oferecem segurança semelhante à da poupança. Você vai conhecer alguns deles agora.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras. Em uma analogia simples, ao investir em CDB, é como se o investidor emprestasse o dinheiro ao banco para que ele possa financiar suas atividades. Em troca, a instituição devolve o valor acrescido de juros ao final de determinado prazo.

Existem diversos CDBs emitidos por diferentes instituições financeiras. Eles podem variar o valor mínimo de investimento, prazo de vencimento e facilidade em resgatar o dinheiro. Vale verificar estes pontos antes de realizar suas aplicações.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa de investimentos do governo federal. Ao investir no Tesouro, você está emprestando dinheiro para o governo e, em troca, ele lhe paga os juros (rendimento do investimento).

Para comprar títulos públicos do Tesouro, o investidor precisa ter conta aberta em uma corretora ou banco habilitado e há a possibilidade de fazer investimentos a partir de R$ 30,00. Além da cobrança do IR seguindo a tabela regressiva dos investimentos, também há a cobrança de uma taxa de custódia anual de 0,25% ao ano.

O Tesouro Direto permite investimentos a partir de R$30,00. Abra sua conta no BTG Pactual digital e comece a investir de maneira simples e segura.

 

Fundos de investimentos

Os fundos de investimento também podem ser uma boa alternativa para quem quer sair da poupança. No mercado, existe uma grande variedade de fundos que você pode escolher. Veja alguns tipos abaixo:

Fundos de renda fixa: muito procurados por investidores de diferentes perfis, esses fundos são mais conservadores, com pelo menos 80% da carteira alocada em títulos públicos.

Fundos multimercados: mais diversificados e arrojados, contam com produtos de renda fixa e renda variável.

Fundos DI: são aqueles que acompanham o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), o que garante baixo risco aos investidores.

Fundos cambiais: aplicam os recursos em moedas estrangeiras e têm uma rentabilidade que varia de acordo com a sua flutuação.

LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) são títulos emitidos pelos bancos com o objetivo de captar recursos para financiar o mercado imobiliário. Esse direcionamento contribui para o andamento de novos projetos de habitação.

Assim como no CDB, quando você aplica em uma LCI, está emprestando dinheiro ao banco, em troca de uma remuneração. A instituição financeira, por sua vez, utiliza esse dinheiro para financiamentos imobiliários, emprestando a quem está adquirindo imóveis.

As Letras de Crédito do Agronegócio seguem a mesma lógica, mas com foco no desenvolvimento do agronegócio. O dinheiro investido em uma LCA serve para os bancos financiarem projetos de plantio e cultivo.

Não faltam alternativas para sair da poupança

A poupança é mau negócio para quem deseja valorizar seu dinheiro e multiplicá-lo de forma mais rápida. Mas, felizmente, o mercado está repleto de alternativas para sair da poupança. Você só precisa escolher a que melhor se encaixa ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos.

Se você tem dúvidas na hora de investir seu dinheiro, conte com o apoio do time de assessoria do BTG Pactual digital.

 

Abra sua conta 100% online e sem taxa de manutenção e conte com a assessoria do BTG Pactual digital para começar a investir.

__________

Oferecimento BTG Pactual digital