COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. Qual a melhor previdência privada para investir?

Qual a melhor previdência privada para investir?

BTG Pactual

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Atualizado às 08:53

A renda na aposentadoria tem sido uma das preocupações dos brasileiros. As discussões acerca da reforma da previdência têm acendido um alerta para quem se preocupa com o futuro. Afinal, como complementar a renda quando estivermos aposentados?

Nessa discussão, a Previdência Privada surge como alternativa para quem não quer depender do governo Federal. Acontece que, com as diversas ofertas no mercado, escolher o melhor plano de previdência pode ser desafiador.

Para encontrar aquele que melhor se enquadra aos seus objetivos e perfil é preciso levar alguns pontos em consideração. Falo sobre isso neste artigo. Confira!

Modalidades de Previdência Privada

Escolher a melhor Previdência Privada significa, primeiramente, entender as duas modalidades mais comuns existentes no mercado: o PGBL e o VGBL.

Saiba mais sobre elas a seguir:

PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre)

Nesta modalidade, ao realizar a declaração do Imposto de Renda, toda a contribuição feita ao longo do ano pode ser abatida em até 12% do cálculo da renda bruta tributável anual.

Por outro lado, quando o resgate for feito, a tributação incidirá sobre todo o montante aplicado e não apenas sobre a rentabilidade.

VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre)

Nesta modalidade, diferente do PGBL, a tributação incide somente sobre a rentabilidade do seu plano.

Mas, como saber qual destes planos vale mais a pena para você?

A questão é que cada uma das modalidades de Previdência Privada possui características específicas. Portanto, para escolher o melhor plano é preciso observar alguns outros itens, sobre os quais abordarei a seguir.

Saiba o quanto seu dinheiro pode render com a Previdência Privada. Acesse o simulador gratuito.

Declaração de Imposto de Renda

O benefício tributário do PGBL garante que, todos os anos, ao fazer a declaração, a pessoa tenha um abatimento do imposto a ser pago. Todavia, para usufruir deste benefício, a entrega da declaração do Imposto de Renda deve ser completa.

Isso significa que a modalidade PGBL não pode ser usufruída por aqueles que entregam a declaração simplificada. Para esses casos, a opção deve ser o VGBL, também indicado para as pessoas isentas de IR.

Como escolher a melhor Previdência Privada?

A escolha é bem pessoal e deve ser pautada de acordo com suas necessidades. Como mostrei, a forma que você faz a declaração definirá a modalidade de Previdência Privada (PGBL ou VGBL).

Além disso, avalie o regime de tributação e selecione fundos que possuem custos e rentabilidade alinhados aos seus objetivos futuros. Por fim, não esqueça de analisar se o fundo é compatível com seu perfil de risco.

Como escolher a melhor Previdência Privada?

A escolha é bem pessoal e deve ser pautada de acordo com suas necessidades. A forma que você faz a declaração definirá a modalidade de Previdência Privada (PGBL ou VGBL).

Além disso, avalie o regime de tributação e selecione fundos que possuem custos e rentabilidade alinhados aos seus objetivos futuros. Por fim, não esqueça de analisar se o fundo é compatível com seu perfil de risco.

Invista em Previdência Privada com segurança, invista com o BTG Pactual digital.

__________

Oferecimento BTG Pactual digital