COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. A segurança da renda fixa com um toque de rentabilidade da renda variável: Saiba o que é COE e como funciona

A segurança da renda fixa com um toque de rentabilidade da renda variável: Saiba o que é COE e como funciona

BTG Pactual

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Atualizado às 08:39

O Certificado de Operações Estruturadas (COE) é algo relativamente novo no mercado. Desde 2014, investidores comuns podem adquirir um produto que contém renda fixa e renda variável.

O COE possui características muito específicas. Ele une a segurança da renda fixa com o potencial de ganhos da renda variável e é muito comum nos Estados Unidos e Europa - com o nome de Notas Estruturadas.

Uma das melhores qualidades de investir em um COE é que o investimento pode ser parcial ou totalmente protegido contra perdas nominais do valor investido.

Quer investir com a segurança da Renda Fixa e ter a possibilidade de ganhos da renda variável com a expertise do maior banco de investimentos da América Latina? Abra sua conta no BTG Pactual digital, é gratuita.

Basicamente, você investe grande parte em produtos da renda fixa como CDB, LCI e LCA. Estes são os títulos que irão garantir a segurança do seu capital. A grande jogada do COE é que há uma pequena alocação na renda variável. Isto é: uma fração do seu dinheiro é investida em ativos como ações da bolsa de valores, moedas como dólar e euro, ouro e outras commodities. Dessa forma, o investidor que escolhe o COE tem a oportunidade de ter ganhos acima da média com diversos ativos. O gestor do COE pode, por exemplo, escolher uma ação Small Cap (ou seja, uma empresa com alto potencial de valorização) que alcance resultados exponenciais.

Se você tem interesse em investir em COE, saiba que existem duas modalidades.

Você pode investir com o Valor Nominal Protegido, tendo a garantia de receber pelo menos 100% do que foi investido.

Ou você pode escolher por Valor Nominal em Risco, onde é possível ter risco de perder todo o capital investido - entretanto, nesse tipo de investimento, o investidor não corre o risco de perder mais do que tem e adquirir dívidas.

Por conta dessas duas modalidades, sempre consulte seu assessor de investimentos antes de realizar uma Operação Estruturada.

Por fim, conheça as principais vantagens de investir em COEs.

1. Simplifica a forma de investir em câmbio e mercado estrangeiro.

2. De acordo com o seu perfil de investidor, é possível obter diferentes níveis de risco.

3. Tributação única pela tabela regressiva de Imposto de Renda. De acordo com o prazo do seu investimento, menor será a alíquota de IR deduzida. Se você se manter no investimento até o final, você receberá o valor líquido descontado de imposto de renda.

O BTG Pactual digital conta com uma gama de produtos de investimento focados na rentabilidade. Entre eles, há uma seção específica para COEs com estrategistas renomados do mercado. Abra sua conta ainda hoje e comece a investir com segurança do maior banco de investimentos da América Latina.