Editora:
Elsevier - Campus Jurídico
Autor: Antonio Lopes Monteiro
Páginas: 206



Juiz de Direito no Estado de São Paulo desde 1993, Vitor Frederico Kümpel é também professor de cursinho preparatório para concursos, seara em que se tornou conhecido pela ministração do curso "Método de Estudo". É com base nessa bem sucedida experiência que Kümpel exerce a coordenação desta nova coleção da Editora Elsevier, que sob o selo editorial Campus Jurídico, busca oferecer ao estudante em preparação para carreiras jurídicas um formato dinâmico e inovador para os estudos, lembrando os resumos e apostilas personalizados, mas sem que o texto perca em substância.

A proposta envolve a inserção de marcações no texto sob as seguintes rubricas:

Dica do autor = espécie de contextualização inicial oferecida pelo professor, que tal qual em uma sala de aula, "conversa" como o aluno/leitor a fim de prepará-lo para o conteúdo que será exposto. Assim, no primeiro capítulo deste título dedicado à Previdência Social, a aula é inaugurada com a lembrança de que o Direito acompanha as mudanças sociais, e que a "Revolução Industrial e suas formas de exploração do trabalho deram o pontapé para a disseminação de doenças e diminuição da expectativa de vida do trabalhador influenciando a preocupação estatal em criar seguros visando a diminuir as tensões sociais crescentes nas classes trabalhadoras". Em poucas palavras, o aluno foi inserido na disciplina.

Roteiro de estudos = na abertura de cada capítulo há um roteiro numerado e hierarquizado para o direcionamento dos estudos, verdadeiro passo a passo do estudo eficiente; assim, a título de exemplo, veja a proposta para o capítulo referente às espécies de aposentadorias: 1) monte uma tabela com conceito, requisito, duração, término e valor da aposentadoria por invalidez, por idade, por tempo de contribuição e especial; 2) conceitue "aposentadoria por grande invalidez"; leia os arts. 42 a 58 da lei 8.213/91.

Pontos fundamentais = tratamento doutrinário da matéria

Aspectos controvertidos = como diz o próprio nome, destacam-se os pontos de mais discussão doutrinária e jurisprudencial, e que portanto são merecedores da máxima atenção; no caso do capítulo acerca das aposentadorias, o autor chama a atenção para o fator previdenciário e a justificação administrativa.

Muitos dos capítulos trazem ainda sugestão de vídeos e sob a rubrica "você sabia?", posicionamentos dos tribunais sobre os temas.

__________

Ganhadora :

Luana Mirela Aparecida Machado, de Lavras/MG

outras edições
Roberta Resende

Roberta Resende é formada pela faculdade de Direito do Largo de São Francisco/USP (Turma de 1995) e pós-graduada em Língua Portuguesa, com ênfase em Literatura.

-