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Marketing jurídico é para os pequenos

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Atualizado às 08:43

Nossa amiga Regina Franciulli pergunta:

"Possuo um escritório de pequeno porte e gostaria de saber se também posso implementar o marketing jurídico mesmo não tendo muitos colaboradores".

Regina, obrigado pela pergunta. Ela realmente é uma das mais questionadas pelos advogados. Eu sempre comento que marketing jurídico é muito mais indicado para o pequeno e médio escritório, (incluindo-se nessa conta o advogado solo e a micro advocacia) do que para o grande. A banca grande já tem rotinas definidas de marketing e se beneficia delas, ao passo que é o pequeno/médio que precisa se "promover".

Se você entender que o marketing não está atrelado ao número de colaboradores (como você pergunta) mas sim ao objetivo final do escritório, perceberá que para cada intenção existe um plano de ação que pode ser forjado em seu benefício. Conheço diversos advogados que trabalham sozinho e que criaram e operacionalizaram seu plano de marketing de uma maneira simples, conseguindo assim alçar voos maiores.

E em referência ao recente feriado do Dia do Trabalho, ressalvo a importância da palavra que coloquei na frase anterior "operacionalizaram". Isso significa que independente do tamanho, do objetivo, do seu budget, do seu plano ser profissional ou amador, etc, o mais importante é operação. Fazer pouco é infinitamente melhor do que pensar muito.

Em uma análise pessoal, você sabia que é muito mais fácil implementar um projeto de marketing em um escritório pequeno do que em um grande? A vontade de ganhar seu lugar ao sol de um escritório onde o sócio está envolvido diretamente com o crescimento versus a burocracia de aprovações e mentes diversificadas de um escritório grande faz com o que micro e pequeno saiam em disparada na evolução de uma estrutura adequada de geração de negócios.

Finalizando: marketing é para você, minha amiga, que quer crescer, tem vontade e agora entendeu que o maior beneficiário é o pequeno e médio escritório. Tenha certeza que existe um plano de marketing moldado exatamente aos seus objetivos e a sua realidade, só aguardando sua ação.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!