O amigo Giovanne Vargas pergunta:

"Estou abrindo um escritório com meus colegas de faculdade, gostaria de saber se é possível fazer a divulgação somente pelo YouTube?"

Giovanne, obrigado pela pergunta. A resposta mais simples é: não, de maneira alguma. A mais explicativa é a seguinte: redes sociais são uma das diversas ferramentas que podem ser trabalhadas na advocacia. Apesar de muito importantes, são uma fração das possibilidades que deveriam ser operacionalizadas para o resultado mais conciso e rápido em um planejamento de marketing jurídico. Usar apenas o marketing digital em uma estrutura racional de evolução é um erro que se torna cada vez mais clássico no dia a dia do advogado pouco instruído. O resultado sempre vai vir do entrosamento entre ações online e offline, onde uma ajuda a outra a ter maior e melhor consistência.

Aqui, na verdade, além de propor o uso apenas de uma ação online, você ainda restringiu para uma única rede social, fragmentando ainda mais a aculturação do mercado com seu potencial.

Apesar do Youtube ser uma das mais importantes redes sociais do mundo – e com certeza você e seus sócios deveriam estar contribuindo com suas opiniões e vídeo-artigos lá – usar apenas uma das redes sociais acaba sendo um grande erro por si só. Use moderadamente o Youtube, mas também se comunique com o mercado através de Facebook, Linkedin, Instagram e Twitter, se for o caso do seu perfil. Quanto mais pessoas tiverem acesso ao seu conteúdo – que tenho certeza vai ser de excelência – melhor para solidificação da sua imagem no mercado.

Então, voltando a resposta mais simples à sua pergunta: divulgação apenas pelo Youtube? Não, de maneira alguma.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

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Alexandre Motta

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico – Os Dois Lados da Moeda" e "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.