MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Da incidência da teoria da afetação patrimonial no âmbito das entidades fechadas de previdência complementar

Da incidência da teoria da afetação patrimonial no âmbito das entidades fechadas de previdência complementar

Não se pode ignorar que a teoria da afetação patrimonial integra-se de forma absoluta nas disposições da LC 109/01.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Atualizado às 07:40

Por se tratar de assunto relevante, e que se insere no campo de atuação das Entidades Multipatrocinadoras, objeto de confrontos no âmbito do judiciário, a teoria da afetação se apresenta como forma de proteção dos patrimônios administrados pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

Não se pode ignorar que a teoria da afetação patrimonial integra-se de forma absoluta nas disposições da LC 109/01, relevando a intenção do legislador em dotar o patrimônio de afetação vinculado ao cumprimento de uma finalidade específica, protegendo, assim, os interesses de participantes e assistidos de cada plano ou fundo previdencial segregado.

Tal conceito impede que eventual insolvência de determinado plano ou fundo venha a afetar e contaminar os ativos de outro plano ou fundo administrado pela mesma Entidade Fechada de Previdência Complementar. Ou seja, os patrimônios dos planos/fundos são próprios e segregados, aflorando a independência patrimonial.

Tal regra emerge do art. 34 da LC 109/01:

- art. 34: "As entidades fechadas podem ser qualificadas da seguinte forma, além de outras que possam ser definidas pelo órgão regulador e fiscalizador:

I - de acordo com os planos que administram

(...)

b) com multiplano, quando administram plano ou conjunto de planos de benefícios para diversos grupos de participantes, com independência patrimonial" (grifamos)

O mesmo se diga em relação às reservas técnicas (art. 18, § 3º da LC 109/01), sendo que a mesma LC em seu artigo 22 diz textualmente que os ativos de cada plano/fundo devem apresentar contabilidade segregada.

Em estudo específico, Modesto Carvalhosa1 conclui que: "...os ativos de cada plano de benefícios previdenciários integram patrimônio de afetação, que não se confunde com o patrimônio geral da EFPC, estando vinculado apenas ao cumprimento das obrigações assumidas no âmbito do próprio plano. Este regime de segregação patrimonial permite, assim, a preservação dos interesses dos participantes de cada plano de benefícios, que não ficam sujeitos a eventuais problemas de liquidez e solvência ocorridos nos demais planos ...".

Ou seja, a teoria do patrimônio de afetação é amplamente reconhecida no ordenamento jurídico pátrio, de forma expressa ou implícita, viabilizando a consecução e preservação de interesses relevantes do ponto de vista social e econômico2, assim como no âmbito da LC 109/01, entre outras hipóteses3.

Também no campo doutrinário, Maurício Corrêa Sette Tôrres e Ivan Jorge Bechara Filho4, em excelente trabalho de monografia, observam:

"Em função de expressa disposição legal e também por força da teoria da afetação, as atividades das entidades fechadas de previdência complementar devem ser todas voltadas à administração e manutenção de seus planos de benefícios, proibida qualquer outra atividade à margem do objeto previdenciário, com ressalva apenas ao oferecimento de planos de saúde por parte das entidades que, na data da publicação da Lei Complementar 109/01, já prestavam esse tipo de serviço".

"A independência patrimonial dos planos de benefícios serve, portanto, a dois propósitos: o primeiro, e fundamental, à garantia de que seja cumprida sua finalidade essencial, qual seja, a cobertura dos benefícios previdenciários contratados pelos participantes do respectivo plano de benefícios; a segunda, talvez mera decorrência, e a limitação à garantia geral dos credores, representada pela impossibilidade de os recursos de determinado plano de benefícios serem utilizados para o pagamento de débitos imputáveis a outro plano ou à própria entidade que a administra. (grifamos)

Quanto as reservas técnicas, o dispositivo do artigo 18 da LC 109/01, ajusta-se a existência de cobertura integral dos compromissos assumidos pelo respectivo fundo previdencial, desde que preservado o equilíbrio financeiro e atuarial, hipótese prejudicada em razão de fatores alheios a administração do patrimônio (inadimplência, falência da patrocinadora, entre outros), e cujo déficit não é de responsabilidade da Entidade, devendo ser equacionado na forma da lei, entre patrocinador, participantes e assistidos, considerando o resultado negativo - ex vi do artigo 21 da LC 109/01. A Entidade, na forma da lei não responde por tal déficit.

As EFPC, instituídas por LC, apresentam características "sui generis", eis que embora sem patrimônio próprio, administram os ativos pertencentes a Participantes e Ativos de determinado Plano de Benefício, através da própria figura jurídica da Entidade e de seu número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ.

Ainda atento as considerações de Maurício Corrêa Sette Tôrres e Ivan Bechara Filho no bojo do citado trabalho, destaca-se:

"Outrossim, a análise da legislação que rege a previdência complementar fechada no Brasil, especialmente dos dispositivos da Lei Complementar n° 109, de 29 de maio de 2001, revela que há clara separação do patrimônio dos planos de benefícios operados por entidades fechadas, constituindo cada plano um conjunto patrimonial distinto do patrimônio dos demais planos e do patrimônio geral da própria entidade fechada.

Tem-se, ainda, a partir da edição da Resolução CGPC5 n° 14, de 1º de outubro de 2004, que instituiu o Cadastro Nacional de Planos de Benefícios - CNPB das entidades previdenciárias fechadas, explicitou-se ainda mais a individualidade de cada plano de benefícios, servindo a norma, sobretudo, para evidenciar que "cada plano de benefícios possui independência patrimonial em relação aos demais planos de benefícios, bem como identidade própria quanto aos aspectos regulamentares, cadastrais, atuariais, contábeis e de investimentos" e que "os recursos de um plano de benefícios não respondem por obrigações de outro plano de benefícios operado pela mesma EFPC".

Do ponto de vista prático e à luz do processo judicial, não se olvide da força do dispositivo do artigo 1.046, §2º do CPC, eis que, ainda que figure como parte no processo, a Entidade apresenta legitimidade ativa para ingressar com embargos de terceiro para a defesa de bens adstritos a outros ativos alheios a questão em debate, os quais não poderão sofrer apreensão judicial.

________________

1 Estudos de Direito Empresarial, Ed. Saraiva, ano 2010, p. 567.

2 Lei 8.668/93 (art. 7º); Lei 10.214/2001 (art. 5º); Lei 10.931/2004 (art. 31-A e §1º);

3 Lei 9.514/97 (art. 11); Lei 11.196/2005; Lei 4.320/64 (art. 71); Lei 11.079/2004; Lei 4.591/6 com as alterações da Lei 10.935/04 (art. 31-A).

4 Maurício Corrêa Sette - Diretor do Departamento de Legislaçãoe Normas da Secretaria de Previdência Complementar e Ivan Jorge Bechara Filho - Assessor do Departamento de Legislação e Normas da Secretaria de Previdência Complementar.

5 Conselho de Gestão da Previdência Complementar.

________________

* Sérgio Luiz Akaoui Marcondes, advogado, mestre em Direito com ênfase no âmbito de atuação das Entidade Fechadas de Previdência Complementar, do escritório Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C.










AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca