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A interiorização do franchising no Brasil

Guilherme Lima

O Brasil tem sido a bola da vez no cenário mundial, ocupando atualmente o 3º lugar em número de franqueadoras e o 6º lugar em número de unidades implantadas.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Atualizado em 8 de maio de 2014 11:48

Há mais de uma década o sistema franchising tem oferecido um crescimento no Brasil de mais de dois dígitos.

Ultimamente, essa área vem apresentando uma característica nova que, ainda que possa ocorrer em outros países, é muito peculiar no Brasil: A interiorização do sistema franchising.

Nesse momento em que a expectativa da Associação Brasileira de Franchising - ABF, para o ano de 2014, é de um crescimento do setor como um todo na casa de 13%, enquanto espera-se um incremento de 8% em pontos de vendas e de 9% no surgimento de marcas, deve-se buscar alternativas para pulverização dos negócios.

Por isso mesmo, as grandes marcas e as grandes redes estão descobrindo, de uma vez por todas, a força que têm as cidades do interior, sendo que as regiões interioranas dos estados do Sudeste, Sul e Centro Oeste são as meninas dos olhos dos empresários do setor.

Ainda não se pode esquecer que as regiões Nordeste e Norte não serão deixadas de lado, ao contrário, todas terão uma atenção especial na expansão das empresas que atuam com franchising.

Constata-se facilmente essa situação quando observados os grandes investimentos realizados em shopping centers em cidades do interior dos Estados, que estão atraindo um grande número de empresários investidores, sendo que destes, de 60 a 70% são franqueados.

Essa manobra é decorrente da forte concorrência nas capitais e nas grandes cidades brasileiras, aliada ao crescimento da própria economia interna do país, sendo muito natural que as franqueadoras, em plena concorrência e em grande expansão, apostem e invistam seriamente as suas forças nesse novo mercado.

Entretanto, o crescimento em larga escala demanda dos franqueados e franqueadores um planejamento prévio, de modo que busquem orientação geral do negócio, bem como uma análise jurídica verdadeiramente especializada dos documentos legais que envolvem esse tipo de transação.

Tanto franqueados, quanto franqueadores devem buscar consultorias que possam lhes auxiliar a suportar seu crescimento, dando coordenadas, por exemplo, no sentido da aplicação de normas tributárias regionais específicas, adaptação dos negócios aos regramentos municipais concernentes à localização e funcionamento, assessoria para adequação das questões trabalhistas dos novos funcionários, etc.

Diante dessa necessidade, alguns escritórios de advocacia têm se especializado nesse segmento, oferecendo um pacote completo, estudando, inclusive, a ampliação de suas instalações para cidades pólo regionais.

O certo é que o Brasil tem sido a bola da vez no cenário mundial, ocupando atualmente o 3º lugar em número de franqueadoras e o 6º lugar em número de unidades implantadas, devendo ser considerado um mercado em plena e ampla expansão.

Além disso, o país foi sede da maior feira de franchising do mundo, ocorrida no ano de 2013, e será em 2014 a sede do World Franchising Council, maior evento focado no seguimento.

Com tudo isso, observa-se que além do constante crescimento do setor de Franchising no Brasil, há de ser destacado também o fenômeno de interiorização desse mercado, o que beneficiará franqueados e franqueadores desde que estes invistam em novos negócios de forma consciente e orientada.

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* Guilherme Lima é coordenador do Departamento de Franchising do escritório Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados.

 

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