MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Destaques da pauta do STF para a semana

Destaques da pauta do STF para a semana

Eurico Marcos Diniz de Santi e Thiago Buschinelli Sorrentino

Para a semana de 1º de dezembro de 2014, a pauta do STF conta com um único processo sobre matéria tributária: trata-se do RExt 684.261.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Atualizado às 09:53

Acreditamos que o Supremo Tribunal Federal é agente institucional estratégico para se pensar novas perspectivas para o futuro do direito, rumo ao exercício propositivo da cidadania fiscal e do controle social da administração pública brasileira. Nesse sentido, exercitaremos nesse espaço a tentativa de montar cenários antecipados sobre a pauta de julgamento do Supremo Tribunal Federal em matéria tributária.

Para a semana de 1º de dezembro de 2014, a pauta do Supremo Tribunal Federal conta com um único processo sobre matéria tributária. Trata-se do RExt 684.261, de relatoria do Ministro Luiz Fux, relacionado ao atual modelo de tributação da Contribuição destinada ao custeio do SAT. Esse processo estava previsto para julgamento na semana passada e foi examinado em nosso último texto.

Isso não quer dizer que os outros vinte e quatro processos pautados (sem contar as listas) não tenham relevância constitucional. Ao contrário: há previsão de julgamento de temas importantes, como a responsabilidade do Estado nos casos de superlotação carcerária (RExt 580.252, rel. min. Teori Zavascki), o procedimento para reconhecimento das comunidades descendentes de quilombos (ADIn 3.239, rel. min. Cezar Peluso), requisitos de cabimento de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 322-AgR, rel. min. Marco Aurélio) e nepotismo (RExt 570.392, rel. min. Cármen Lúcia).

Aproveitaremos a oportunidade para inserir em nossos estudos o estoque de processos que aguardam pauta.

Atualmente, 56.838 processos aguardam julgamento (dados de 1º/12/2014). O processo mais antigo foi autuado em 1969. Cerca de 7,89% do total de processos em estoque foi classificado como pertencente à matéria tributária (5.860 processos). A maior parcela, 32,66%, se refere a Direito Administrativo e outras matérias de Direito Público, como, por exemplo, questões ligadas aos regimes próprios dos servidores públicos.

Voltemos à matéria tributária. Dos processos com julgamento iniciado, ou já liberados para julgamento, destacamos alguns: questões antigas, cuja pendência prolongada no tempo reforça a insegurança jurídica (e.g., o RExt 188.083, o RExt 196.752, e o RExt 201.512, que datam do final dos anos 1989 e do começo dos anos 1990), a matéria sobre a devolução de valores nas hipóteses em que a base calculada do ICMS é inferior à base de cálculo presumida, na cobrança antecipada do tributo (ADIn 2.675, ADIn 2.777 e RExt 593.849-RG), a constitucionalidade da glosa unilateral de créditos do ICMS pelo membro da Federação que se julgue prejudicado por benefício fiscal que crê inválido (RExt 628.075-RG), a tributação das instituições financeiras pela incidência majorada de contribuições sociais (RExt 599.309) e a destinação às Centrais Sindicais de parcela da contribuição sindical (ADIn 4.067).

De um modo geral, o controle da destinação do produto arrecadado com contribuições sociais deverá assumir algum protagonismo no controle de constitucionalidade. Em termos jurisprudenciais, essa tendência começou a se firmar com os votos do min. Gilmar Mendes sobre a possibilidade de controle concentrado de normas orçamentárias, e foi objeto de declarações diretas ou laterais (obiter dicta) em julgados como a ACO 952 (decisão monocrática do min. Cezar Peluso - precursora da orientação sobre DRU), a ADIn 2.556 (contribuições destinadas a cobrir as despesas com a derrota judicial nas discussões sobre a correção dos depósitos do FGTS) e o RExt 566.007 (DRU).

Nessas discussões há dois pontos que devem ser enfrentados: (i) os critérios determinantes para que se reconheça o desvio institucional do tributo e (ii) as consequências desse desvio, quer dizer, se há invalidação do tributo, com a devolução dos valores recolhidos indevidamente, ou se a única espécie de correção possível situa-se no campo da destinação, com o realinhamento hipotético, financeiro ou orçamentário dos valores.

Com relação a esse último tópico, os próximos julgamentos serão cruciais para determinar se a tendência estabelecida para os casos da DRU irá transcender para outras discussões, como, por exemplo, os questionamentos sobre as Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).
_______________

*Artigo produzido no âmbito das pesquisas desenvolvidas no NEF/FGV Direito SP. As opiniões emitidas são de responsabilidade exclusiva de seus autores. As informações contidas neste texto não têm caráter oficial. A pauta de julgamento do Plenário do Supremo Tribunal Federal é definida pela respectiva presidência, que pode alterá-la a qualquer momento.
_______________

*Eurico Marcos Diniz de Santi é mestre (1995) e doutor (2000) em Direito pela PUC/SP. Professor e Coordenador do Núcleo de Estudos Fiscais da FGV Direito SP.

*Thiago Buschinelli Sorrentino é mestre em Direito do Estado pela PUC/SP. Pesquisador do Núcleo de Estudos Fiscais. Professor de Direito Constitucional da Universidade Católica de Brasília.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca