MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como reduzir os custos com manutenção de computadores em 5 passos

Como reduzir os custos com manutenção de computadores em 5 passos

Manutenção de computadores pode tomar um tempo desnecessário de sua equipe de TI, caso elas ocorram com muita frequência. Saiba como se prevenir e reduzir essa situação!

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Atualizado em 16 de maio de 2017 08:40

É, amigo. Quem trabalha com TI sabe que a manutenção de computadores faz parte da rotina desse setor. É um problema aqui, outro chamado ali, o caso é que esse tipo de serviço sempre será recorrente. Até então, tudo bem. Afinal, trabalhar em um suporte de TI também é estar lá para deixar todas as máquinas da empresa rodando em 100% de sua capacidade, não é mesmo? Mas e quando esse trabalho começa a tomar um tempo que não deveria de seu setor? Isso pode gerar um custo desnecessário, trazendo até mesmo questionamentos de sua área de TI. E é isso que iremos discutir aqui.

Daremos a você cinco passos bastante práticos para que a manutenção de computadores não ocupe mais tempo que ela deveria. Fique com a gente e mudaremos esse jogo!

Passo 1: Manutenção de computadores preventiva

Sim, caro leitor. Esse é um dos pontos mais importantes quando se pensa na redução de custos e tempo com manutenção de computadores. Como não vale a pena esperar que as máquinas parem para depois fazer reparo nelas, o ditado "prevenir é melhor do que remediar" nunca fez tanto sentido. Sendo assim, procure ter uma rotina de preventivas bem claras com sua equipe, e entre em um acordo com os diretores de sua empresa. Dessa forma, sua área evitará sobrecargas de trabalho e a possibilidade da empresa perder lucro por causa de computadores parados.

Passo 2: Sistemas de segurança ativos e atualizados

A internet é repleta de vírus e ameaças que podem colocar em risco o sistema e redes de uma empresa. Por esse motivo, é essencial que todos os computadores tenham seus programas de segurança ativos e atualizados. Garantindo que esses pontos estão corretos, a probabilidade de sua área de TI ser pega de surpresa, ter horas e horas gastas com manutenção de computadores e de toda a rede será bem menor. Pode acreditar!

Passo 3: Histórico de manutenções

Direto e reto: é essencial que sua área de TI tenha um histórico de quais foram as manutenções de computadores que ela já fez. Assim, é possível analisar em que ponto vocês estão perdendo tempo, quais os problemas mais recorrentes, o setor que mais vem dando "dor de cabeça", etc. De quebra, vocês poderão se reunir para melhorar o atendimento e bolar soluções que evitem com que esses problemas aconteçam com frequência.

Passo 4: Manual do usuário

Ter uma espécie de "guia de bom uso" das máquinas para os usuários também irá contribuir para a redução da manutenção dos computadores. Nele, procure incluir tudo aquilo que influencie na prevenção e bom funcionamento das máquinas, desde conservação dos periféricos (mouse, teclado, monitor, impressoras etc.) até o que diz respeito ao bom uso da internet. Quando o documento estiver pronto, se possível, distribua uma cópia para cada usuário, fixe o manual no "Mural de Avisos" da empresa e/ou disponibilize na internet/intranet. O que importa é que todos tenham acesso a ele!

Paso 5: Incentive a colaboração dos usuários

De nada adianta ter todos os passos bem feitos se o usuário, que é quem terá contato com as máquinas todos os dias, não colaborar. Nesse aspecto, é fundamental que você e toda sua equipe o incentive, fazendo com que ele se sinta parte do processo. Desperte nele o quão importante é sua participação para a conservação e manutenção dos computadores e o quanto isso impacta no desempenho da empresa. Pequenas reuniões mensais, palestras e apresentações por parte de sua equipe pode ajudar nessa importante prática.

Se você e sua equipe conseguirem realizar esses passos, será, como dizem os mais antigos, "batata"! Isso mostrará que seu setor não só está fazendo um trabalho exemplar, como permitirá que sua área invista o tempo que não está usando para a manutenção de computadores com coisas que de fato, merecem mais atenção. Quer saber como economizar mais e mais com sua área de TI? Este post e este texto te ajudarão bastante nesse objetivo. E se apertar, saiba como a Penso Tecnologia pode te ajudar.

E lembre-se: tempo é dinheiro (sempre foi), principalmente no mundo dos negócios. Portanto, use-o com sabedoria!

_____________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca