A terceirização de TI é uma das técnicas cada vez mais comuns no mercado. Explicação para isso é que em plena era digital, praticamente todas as empresas dependem desse setor para funcionar, mas nem todas podem manter internamente a área.

Empresas de diversos setores que optam pela terceirização de TI podem investir na sua atividade principal e deixar os problemas de tecnologia nas mãos de profissionais que entendem do assunto. Com isso, ganham em qualidade técnica e reduzem custos. No entanto, muitos ainda olham a prática com desconfiança, perspectiva muitas vezes causada por mitos.

Abaixo, mostramos o que é mito e o que é verdade entre as informações sobre terceirização em TI que circulam por aí.

Somente grandes empresas podem se beneficiar com terceirização em TI – Mito

É comum pensar que somente grandes empresas podem se beneficiar da terceirização de TI. Muito pelo contrário, com o outsourcing, as PMEs podem expandir seus negócios mais rapidamente e explorar novos mercados. Elas contam com a competência adequada para suprir as necessidades dos seus clientes sem precisar arcar com custos na contratação de funcionários e infraestrutura. Outra vantagem que colabora para esse resultado é a execução dos projetos em menor tempo.

O único retorno da terceirização em TI é a redução de custos – Mito

Como vimos no tópico anterior, a redução de custos é apenas uma das vantagens da terceirização em TI para empresas de todos os setores e portes. Num mercado cada vez mais competitivo, essa prática tem se tornado excelente vantagem. O investimento deve ser considerado como algo estratégico e não somente financeiro. É necessário pensar nas necessidades reais do negócio e benefícios da terceirização antes de efetuar a operação.

A empresa perde controle sobre os serviços terceirizados – Parcialmente verdade

Muitos acreditam que a empresa perde o controle dos processos quando os terceiriza e isso acaba prejudicando sua visão de negócios e resultados. Mas essa situação somente ocorre quando não se conta com um parceiro especializado e não há o acompanhamento do serviço prestado. O contratante deve participar ativamente da execução dos projetos para evitar esse problema.

Projetos executados por terceiros não agregam valor à empresa – Mito

Nem sempre o outsourcing foi considerado como diferencial competitivo no mercado. Há algum tempo, terceirizar serviços era decisão tomada exclusivamente para cortar custos, principalmente relacionados à mão de obra. Em geral, as empresas que recorriam à operação não a consideravam como medida estratégica. Esse histórico originou o mito de que os serviços terceirizados não agregam valor ao negócio.

O avanço tecnológico tem mudado esse cenário. Cada vez mais as empresas precisam de soluções em TI para garantirem sua competitividade no mercado. Por isso, a ideia de que serviços provenientes desse tipo de parceria não ajudam tem ficado para trás.

Terceirização de TI é caro – Mito

Dificilmente a terceirização em TI pesará mais no bolso do que manter todos os procedimentos internamente, principalmente se eles não fizerem parte do core da empresa. Aqui também é importante considerar uma das principais responsabilidades do empreendedor: discernimento para saber investir no que é essencial. Nesse sentido, como mencionamos anteriormente, o outsourcing não deve ser analisado somente pelo fator financeiro, mas sim como meio de atingir os objetivos da empresa.

A terceirização em TI pode ser a solução que faltava para alavancar o seu negócio. Conte com a Penso Tecnologia para fazer essa operação com confiabilidade e segurança.

____________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

-