Precisamos lidar todos os dias com os mais diversos tipos de tecnologia. Se alguma delas para, compromete diversas das nossas tarefas. No mundo corporativo então, esse acontecimento gera prejuízos que pesam no orçamento. Quando não se conta com a expertise adequada para solucionar o problema, resta contratar um técnico de informática imediatamente. Mas atentar-se a alguns pontos antes garante serviço efetivo e de qualidade. Confira quais são os principais.

O que considerar ao contratar um técnico de informática

Prontidão no atendimento

O primeiro fator que você deve considerar ao contratar um técnico de informática é a prontidão com que ele soluciona seus chamados. Selecione uma lista de profissionais ou empresas que prestem esse serviço e entre em contato com cada um para analisar o atendimento. Se esse primeiro contato não for bem-sucedido, certamente os demais seguirão nessa mesma linha. Não se arrisque: busque por um prestador que priorize as suas solicitações. A comunicação estabelecida com o cliente diz muito sobre a empresa!

Especialidade

Quando for contratar um técnico em informática, considere o serviço que você deseja para encontrar um prestador especializado naquele assunto. Como ele se dedica a uma área específica, poderá analisar e propor as melhores soluções ao seu problema. Nesse sentido, essa escolha é mais efetiva do que optar por alguém que realize trabalhos gerais.

O básico é compreender que a tecnologia da informação (TI) é dividida em três áreas: a infraestrutura, responsável pelo suporte técnico; a gestão de redes e softwares, na qual atuam programadores e desenvolvedores; e a de banco de dados, cuja responsabilidade é dos especialistas em servidores.

Referências

Aproveitando que estamos falando sobre tecnologia, que tal utilizá-la a seu favor? Antes de contratar um técnico em informática, procure mais informações sobre ele na internet. Confira principalmente referências e recomendações da empresa/profissional. Enfim, leia tudo o que encontrar a respeito do prestador para se certificar de que não terá problemas e conseguirá resolver seu problema.

Transparência em toda a contratação

Ao contratar um técnico em informática, preze pela transparência desde o início da transação. Especifique os seus objetivos e serviços desejados e exija do prestador tudo o que será realizado para chegar aos resultados solicitados. Procure se certificar que ele realmente conta com os recursos e expertise necessários para oferecer aquela demanda.

Prestadores de qualidade são aqueles dispostos a ouvir as opiniões e soluções dos clientes, e ficam constantemente alerta para dar os detalhes sobre os procedimentos executados.

Mais que somente a palavra

Para cumprimento de tudo o que foi acordado, exija um contrato de prestação de serviço. O documento deve especificar custos, prazos, horas entre outras informações que sejam relevantes. Leia atentamente todas as cláusulas antes de assinar para compreender bem os direitos e deveres de ambas as partes.

Firmar um contrato de confidencialidade também é importante ao escolher um técnico em informática. Afinal, esse profissional terá contato com projetos, arquivos e informações, como login de redes sociais e e-mails, por exemplo, e esse documento ajudará a mantê-los seguros.

Precisa contratar um técnico em informática? Conheça os serviços de manutenção oferecidos pela Penso Tecnologia e obtenha as soluções adequadas para suas necessidades.

_____________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.