MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Software para advogados ajuda a desenvolver a gestão do conhecimento

Software para advogados ajuda a desenvolver a gestão do conhecimento

Luciano Martins

Conheça os benefícios em adotar a prática na rotina da banca para obter uma vantagem competitiva ainda maior em relação à concorrência.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Atualizado em 21 de junho de 2017 11:04

Entenda como um software para advogados pode ajudar a desenvolver a gestão do conhecimento no seu escritório de advocacia e conheça os benefícios em adotar a prática na rotina da banca para obter uma vantagem competitiva ainda maior em relação à concorrência.

Ao modernizar a gestão do escritório de advocacia, a partir da automatização das principais atividades internas por meio do uso de um software para advogados, torna-se possível melhorar a gestão da banca. O gestor passa a ter uma visão integrada dos processos, dos atendimentos, das finanças e ganha em eficiência operacional. O conhecimento desenvolvido pelo escritório passa a ser melhor gerenciado e usado de forma estratégica, ajudando a automatizar a rotina dos profissionais, ao mesmo tempo em que promove a capacitação da equipe.

Na advocacia, os profissionais trabalham em atividades que geram conhecimento, como a atualização de jurisprudências, a elaboração de peças e a interpretação de autos. Por isso, o gerenciamento e o compartilhamento de todo ativo intelectual e operacional da empresa é tão importante. Isso contribui para o desenvolvimento da gestão do conhecimento, identificando, reorganizando e distribuindo o que foi armazenado para garantir maior fluidez nas atividades.

Software para advogados é solução ideal para desenvolver a gestão do conhecimento nos escritórios de advocacia

Pelo fato de o advogado precisar cada vez mais de habilidades multidisciplinares, a gestão do conhecimento passou a se tornar um diferencial competitivo. A partir de todo ativo intelectual e operacional, os gestores e colaboradores conseguem ter acesso a uma infinidade de dados gerados pelas peças, pareceres, petições e movimentações financeiras. Como estão disponíveis de forma integrada em um software para advogados, a banca os transforma em informações e passa a gerar conhecimento aos colaboradores.

A gestão do conhecimento (knowledge management) é um conceito adotado por empresas que utilizam seus recursos internos de forma estratégica, com objetivo de estruturar as principais atividades e procedimentos de forma eficiente com o apoio da tecnologia. Por isso, torna-se necessário que o máximo de dados do escritório seja armazenado em um software para advogados, permitindo a geração de informações relevantes e, consequentemente, conhecimento.

O software para advogados SAJ ADV, por operar na nuvem, proporciona ainda mais facilidade para o registro e para o armazenamento de uma infinidade de dados dos processos, dos atendimentos e das finanças de forma estruturada e integrada. Ao registrar no sistema os dados sobre um processo, ficam armazenadas informações como a área do Direito, o assunto, as partes envolvidas, os valores, pedidos, o prognóstico da ação e outros detalhes.

No decorrer do processo, esses dados podem ser atualizados automaticamente a partir da integração dos andamentos processuais, das intimações e das tarefas realizadas pelos advogados. A partir do julgamento do processo, é possível armazenar no sistema detalhes do magistrado, valores originais dos pedidos, valores deferidos ou indeferidos pelo juiz, além de documentos produzidos pelos advogados, como petições iniciais, contestações, embargos e apelações. Todas essas informações integradas deixam de ser consideradas apenas dados e se transformam em conhecimento para o escritório.

Software para advogados ajuda a transformar dados em informação para gerar conhecimento

Ao cadastrar o máximo de dados gerados pelo escritório no software para advogados, o gestor consegue extrair diversas informações utilizando a funcionalidade de busca global do sistema. Como o conteúdo das informações cadastradas é indexado pelo SAJ ADV, os dados de pessoas, processos, atendimentos e intimações podem ser pesquisados, localizados e acessados facilmente em apenas alguns cliques.

Além disso, o gestor pode gerar relatórios para visualizar de forma mais organizada e estratégica questões como a carteira de clientes, status dos processos e, até mesmo, identificar padrões nas decisões judiciais. Ao utilizar um software para advogados, passa a ser possível identificar quais são as argumentações utilizadas para produzir melhores documentos. Outra possibilidade é de provisionar o valor de ações com a ajuda do SAJ ADV.

É possível identificar que um magistrado sempre concede danos morais quando utilizada determinada argumentação ou que não concede em determinadas situações. Assim como é possível estudar testes de advogados contrários em petições e ter argumentos preparados para derrubar estas teses. Ainda se pode estimar valor de ações e condenações para oferecer um provisionamento de valores para os clientes.

O SAJ ADV ainda possibilita que os advogados trabalhem de forma conjunta e compartilhada na execução das tarefas do dia a dia. Ao executar uma atividade, como a de elaborar uma petição, é possível trocar comentários com outros profissionais do escritório para definir a melhor estratégia e disponibilizá-la por meio da funcionalidade de modelos de documentos, disseminando as melhores peças e teses produzidas pelo escritório.

Agora que você já sabe de que forma a gestão de conhecimento pode agregar à gestão do seu escritório de advocacia, faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu e-mail.

______________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca