MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Mediação e a reforma trabalhista

Mediação e a reforma trabalhista

Em nossa opinião a presença de um sindicato na negociação, como na lei antiga, poderia sim trazer mais equilíbrio nesta negociação.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Atualizado em 2 de agosto de 2017 17:22

A reforma trabalhista recém aprovada gerou (e ainda gera) muita discussão sobre "perda de direitos" e "necessidade de modernização de legislação".

Mas, em nosso entender, o principal eixo da reforma trabalhista é permitir que o negociado prevaleça sobre o legislado. Ela permite que elementos como jornada de trabalho, banco de horas e intervalo sejam negociados diretamente com o superior, sem a necessidade de que o sindicato represente os empregados.

Na nossa visão a lei nova segue a tendência moderna de promover o diálogo e empoderar as pessoas a negociarem seus interesses, sem que um sindicato ou o Estado façam isso por elas.

Transcrevemos abaixo alguns artigos da CLT alterados que exemplificam o entendimento acima:

"Art. 484-A. O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador"

"Art. 507-A. Nos contratos individuais de trabalho cuja remuneração seja superior a duas vezes o limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social, poderá ser pactuada cláusula compromissória de arbitragem, desde que por iniciativa do empregado ou mediante a sua concordância expressa, nos termos previstos na Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996."

"Art. 510-A. Nas empresas com mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de uma comissão para representá-los, com a finalidade de promover-Lhes o entendimento direto com os empregadores."

"Art. 510-B. A comissão de representantes dos empregados terá as seguintes atribuições: (.)

III - promover o diálogo e o entendimento no ambiente de trabalho com o fim de prevenir conflitos;

IV - buscar soluções para os conflitos decorrentes da relação de trabalho, de forma rápida e eficaz, visando à efetiva aplicação das normas Legais e contratuais; "

"Art. 620. As condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção Coletiva de trabalho."

A preocupação de muitos, no entanto, seria com o desiquilíbrio que pode ocorrer nesta negociação, já que o empregador detém o poderio econômico e clara posição dominante sobre o empregado.

Em nossa opinião a presença de um sindicato na negociação, como na lei antiga, poderia sim trazer mais equilíbrio nesta negociação, no entanto, também diminuiria a autonomia da vontade das partes já que nem sempre, pelo número de pessoas representadas, o real interesse do empregado é levado em conta.

Neste contexto se mostra necessário um modelo de negociação que promova o equilíbrio entre as partes, ajude a promover um diálogo pacífico e que atenda os interesses de empregados e empregadores.

E esse modelo já existe em nosso sistema: A mediação (processo não adversarial, confidencial e voluntário no qual um terceiro neutro facilita a negociação entre duas ou mais partes e auxilia na construção de acordos mutuamente satisfatórios).

O mediador, como terceiro imparcial, por meio de uma série de procedimentos próprios, auxilia as partes a identificar os seus conflitos e interesses e a construir, em conjunto, alternativas de solução visando a comunicação e, até, o consenso e realização do acordo.

Seja uma negociação direta entre empregado e empregador ou com a presença de comissão, esta poderia ser feita com auxílio de um mediador utilizando-se uma Câmara de Mediação, sendo inclusive que o resultado pode ser levado a Vara do Trabalho para homologação conforme nova redação do artigo 652 da CLT:

"Art. 652. Compete às Varas do Trabalho: (.)

f) decidir quanto à homologação de acordo extrajudicial em matéria de competência da Justiça do Trabalho"

Reitera-se a importância fundamental da participação dos advogados durante o procedimento de mediação, também abarcada na nova Lei:

"Art. 855-B. O processo de homologação de acordo Extrajudicial terá início por petição conjunta, sendo obrigatória a representação das partes por advogado."

Estas são apenas algumas impressões iniciais sobre como a Mediação pode ajudar nesta nova regulamentação das relações de trabalho, que a princípio valorizam o diálogo e a negociação direta, colocando seu resultado até acima da legislação.

__________

*Marcelo Marafon é mediador do Instituto de Mediação Luiz Flávio Gomes.

Instituto de Mediacao Luiz Flavio Gomes

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca