MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Gerir bem para advogar melhor

Gerir bem para advogar melhor

Assim como as empresas de todos os setores, o sucesso dos escritórios de advocacia está cada vez mais relacionado à sua capacidade de captar, absorver e responder de maneira rápida, eficaz e flexível às novas demandas impostas pelas fulminantes transformações do Brasil e do mundo neste século.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Atualizado em 21 de novembro de 2017 17:11

No âmbito do permanente processo de desenvolvimento do setor jurídico, um passo significativo seria aprimorar a gestão dos escritórios, com a utilização dos modernos recursos tecnológicos, métodos e técnicas avançadas de administração. Tal avanço contribuiria para que a atividade-fim das bancas tivesse ainda mais eficácia.

As faculdades de direito do Brasil não costumam incluir matéria básica de administração na grade de disciplinas da graduação. Assim, é importante que os profissionais e os sócios dos escritórios deem agora atenção a esse tema, pois com o avanço da tecnologia e sua aplicação por parte dos clientes, o crescimento do número de demandas e da complexidade do ambiente econômico e social, a eficácia do direito estará cada vez mais ligada à eficiência dos processos administrativos. Em outros países essa percepção já é mais recorrente, como nos Estados Unidos, por exemplo, onde as faculdades de direito ministram cursos de administração.

Gerir bem os escritórios é cada vez mais necessário, principalmente nas grandes bancas, dedicadas ao contencioso de massa e grande número de processos. É preciso que os fluxos internos de controle sobre os prazos a serem cumpridos, protocolo de documentos e petições nos cartórios judiciais e outros trâmites que exigem rigorosa administração e métodos sejam muito eficazes, ágeis, precisos e à prova de falhas. Quando isso não ocorre, aumentam o risco de prejuízos ao escritório e, o que é mais grave, para seus clientes. Por isso, é importante investir em práticas e estruturas de gestão e bons administradores.

As bancas, além da excelência no exercício do direito, devem ter completo domínio das áreas de planejamento e controle operacional, de finanças e contabilidade, da tecnologia da informação e de recursos humanos. Ao cumprir essas exigências, estará estabelecendo um imenso diferencial e se credenciando a corresponder às expectativas e necessidades efetivas do mercado. A boa administração e o emprego da tecnologia também contribuem para o enfrentamento dos entraves relacionados à estrutura invariavelmente precária, morosa e burocratizada da Justiça, em especial nos cartórios.

Assim como as empresas de todos os setores, o sucesso dos escritórios de advocacia está cada vez mais relacionado à sua capacidade de captar, absorver e responder de maneira rápida, eficaz e flexível às novas demandas impostas pelas fulminantes transformações do Brasil e do mundo neste século. Nesse sentido, a boa administração dos escritórios é fundamental para que a prática do direito seja ainda mais eficaz. Os advogados terão mais segurança e estímulo ao saber que, no exercício da ciência jurídica, são respaldados por uma estrutura eficiente de gestão, tecnologia, métodos e recursos humanos.

______________

*Luiz Felipe Perrone dos Reis é sócio do escritório Paulo Reis Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca