MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Moeda virtual

Moeda virtual

O valor do Bitcoin é decorrência da confiança que as pessoas depositam no emissor.

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Atualizado em 30 de novembro de 2017 14:27

A moeda virtual, denominada Bitcoin tem sido objeto do interesse crescente de investidores, embora não tenham, segundo comunicou o Banco Central, nenhuma garantia, nem possuam lastro de ativos reais que a suportem. Portanto é evidente que há risco para o investidor, uma vez que está lastreada unicamente na confiança.

O Banco Central informou ainda que as empresas que negociam não são por ele supervisionadas (Jornal o Estado de São Paulo 20/11/17).

De qualquer forma o interesse cresceu nos últimos meses; segundo se estima são movimentados cerca de 30 milhões de reais por dia do Bitcoin.

Pelas razões acima expostas o investimento envolve riscos.

No Brasil as corretoras que negociam o Bitcoin fazem-no através de depósito bancário.

O valor do Bitcoin é decorrência da confiança que as pessoas depositam no emissor.

Em decorrência do interesse dos investidores as corretoras e mesmo os bancos estão operando com as moedas virtuais.

São expressivas as cifras com a moeda virtual face a outros negócios como o mercado de ações e de futuro de dólar em Bolsa.

O sócio da Mercado Bitcoin , empresa que negocia moedas virtuais declara, segundo divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo: "Também achamos que o investimento traz riscos".

O delegado chefe da Policia Civil de Pernambuco, Kherle do Amaral, onde várias pessoas já prestaram depoimento e apresentaram queixa informou "Temos casos de gente que perdeu tudo".

No site da Adsply um comunicado diz que a empresa tem enfrentado desafios nas ultimas semanas desde que houve o banimento de algumas de suas contas da plataforma de negociação. No comunicado a Adsply também afirma que o incidente comprometeu seriamente suas atividades no país e resolveu encerrar o negócio. ( Jornal o Valor 24/11/17).

__________

*Leslie Amendolara é advogado especialista em Direito Empresarial e Mercado de Capitais e sócio da Forum Cebefi

FORUM CEBEFI COMERCIALIZACAO DE CURSOS TREINAMENTO E EVENTOS LTDA

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca