MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. MP traz mudanças sobre gorjeta

MP traz mudanças sobre gorjeta

Por força das novas regras, as gorjetas passam a integrar o salário do trabalhador, sendo imperativo que o empregador anote na carteira de trabalho o salário fixo, acrescido da média das gorjetas dos últimos 12 meses.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Atualizado em 19 de janeiro de 2018 13:12

A MP 808, publicada em novembro de 2017, trouxe significativas modificações na lei 13.467/17, também conhecida como reforma trabalhista. Entre os ajustes propostos pela medida, destacam-se aqueles que tratam da composição da remuneração do trabalhador, em especial, sobre as gorjetas (artigo 457 da CLT).

Inicialmente, destaca-se que até o advento da lei 13.419/17, vulgarmente denominada ''lei da gorjeta'', não havia qualquer norma que disciplinasse o assunto. Entre outros aspectos, ela regulou o procedimento do rateio da cobrança em bares, restaurantes, hotéis e afins. Também passou a considerar a gorjeta como uma receita própria dos trabalhadores, impondo sanção pecuniária à empresa que não se desincumbisse de pagá-la, ou seja, obrigando o empregador a pagar uma quantia em dinheiro, caso ele não cumprisse a lei.

Porém, inesperadamente, a reforma trabalhista acabou por revogar as disposições outrora incluídas na CLT pela lei da gorjeta, de modo que, legalmente, a gratificação ficou sem amparo legal. Tal situação perdurou até a aprovação da MP 808, responsável por recolocar na CLT as regras anteriormente fixadas pela lei da gorjeta.

Nesse sentido, por força das novas regras, as gorjetas passam a integrar o salário do trabalhador, sendo imperativo que o empregador anote na carteira de trabalho o salário fixo, acrescido da média das gorjetas dos últimos 12 meses.

Outra significativa reinserção é a garantia da gratificação como direito do empregado, com distribuição e rateios conforme critérios estabelecidos em convenção ou acordo coletivo, quando houver. Inexistindo norma coletiva, o rateio será definido em assembleia geral dos trabalhadores.

Além desse fator, visando assegurar o estrito cumprimento da norma, a medida ordena que o empregador inadimplente arque com uma multa em favor do empregado. Esta equivale a 1/30 avos da média da gorjeta por dia de atraso e se limita ao piso da categoria. Importante acrescentar também, que a referida penalidade pode ser triplicada na hipótese de reincidência do descumprimento.

Outro ponto de atenção é a incorporação da gorjeta ao salário do empregado, com base na média dos últimos 12 meses. Tal condição ocorrerá nas hipóteses em que a empresa cessar o recolhimento após ter cobrado a gorjeta por um ano.

Além dessas considerações, as empresas com mais de 60 colaboradores devem ficar atentas à necessidade de constituir comissão de empregados para acompanhamento e fiscalização da regularidade da cobrança e distribuição da gorjeta.

Apesar de tudo isso, vale ressaltar que a conversão definitiva da MP 808 em lei ainda depende da aprovação do Congresso Nacional. O prazo constitucional para avaliação pelo Legislativo é de 60 dias, prorrogável por igual período.

Porém, não é prematura a conclusão de que as alterações trazidas pela MP 808, no que se refere às gorjetas, tendem a se perpetuar no ordenamento jurídico. Dessa forma, as empresas precisam estar atentas às novas obrigações, evitando, assim, o pagamento de multas e eventuais demandas judiciais futuras.

_____________

*Marcela de Farias Velasco é advogada da área corporativa da Andrade Silva Advogados, associada à RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial.

RedeJur  Associacao de Escritorios de Advocacia Empresarial

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca