MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Quais métricas utilizar para medir os resultados de TI

Quais métricas utilizar para medir os resultados de TI

Não basta gastar grandes quantias e esperar que as soluções por si só sejam capazes de trazer os ganhos esperados. Para que todos esses recursos proporcionem resultados de TI efetivos, é fundamental que eles estejam integrados dentro de um pacote de ações e estratégias de crescimento que englobam todas as áreas da sua empresa.

quinta-feira, 29 de março de 2018

Atualizado em 26 de março de 2018 14:26

Foi-se o tempo em que a tecnologia era usada somente para automatizar as tarefas e eliminar o trabalho humano. Pouco a pouco, ela começou a ser utilizada para enriquecer o processo organizacional, ocupando um espaço essencial para a otimização das atividades e redução de custos, elevando o poder de competitividade entre as empresas.

Mas como qualquer outro investimento, é necessária uma gestão muito bem preparada e adepta para o seu negócio. Não basta gastar grandes quantias e esperar que as soluções por si só sejam capazes de trazer os ganhos esperados. Para que todos esses recursos proporcionem resultados de TI efetivos, é fundamental que eles estejam integrados dentro de um pacote de ações e estratégias de crescimento que englobam todas as áreas da sua empresa.

Mas se você já investiu em TI, tem um plano bem definido e mesmo assim não sabe quais métricas utilizar para medir o desempenho dos processos, fique tranquilo. Confira abaixo as nossas dicas para colher melhor essas informações:

A importância de medir as métricas de resultados de TI

A partir do momento em que é destinado um investimento em tecnologia e estabelecido uma meta de crescimento, as métricas de desempenho serão utilizadas para mensurar como os processos operacionais e de gestão estão realmente impulsionando os seus resultados de TI. Você pode medir de acordo com o perfil de empreendimento ou de acordo com outros players do mercado. Sendo assim, é possível avaliar e rastrear a efetividade de vários aspectos internos, e outros pontos que podem ser melhorados.

Satisfação dos seus clientes em primeiro lugar

Não haverá outro apontador de falhas melhor do que os feedbacks dos seus clientes. Todas e quaisquer mudanças e implantações que forem feitas, por mais que pareçam óbvias, serão medidas através daqueles que compram os seus produtos ou que utilizam os seus serviços. É importante que você disponha de bons canais de relacionamentos para sempre ouvir a opinião do seu bem mais precioso, eles sempre serão ótimos termômetros.

Mas como observar esses dados?

Para ter segurança nesses investimentos sem ter uma equipe técnica de TI à disposição, é necessário ter um suporte muito bem preparado para garantir esse respaldo. Uma equipe especializada no assunto poderá fornecer todos esses dados. Mas é necessário acompanhar todo esse processo. Afinal, é a garantia do crescimento da sua empresa que estará em jogo. Tome nota:

Tenha o registro de todos os problemas rotineiros ou aqueles mais específicos na sua estrutura de TI; registre todas as reclamações sobre equipamentos ou aplicações feitas por seus colaboradores; avalie o prazo em que esses problemas são solucionados; tenha muito claro quais são todos os seus gastos com TI, sejam eles com o suporte, contratos ou ferramentas utilizadas, pois os cruzamentos de todos esses dados irão te ajudar a ter um panorama geral sobre os seus rendimentos e quais os novos rumos a serem dados à tecnologia.

Aqui na Penso Tecnologia acompanhamos todos os avanços tecnológicos, identificamos e implementamos os serviços de acordo com a necessidade de nossos parceiros e clientes, acreditamos que TI é coisa séria. Por isso temos à disposição um corpo técnico, robusto e engajado para que a sua TI seja bem-sucedida. Acesse nosso site www.penso.com.br e saiba mais.

________________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de Marketing da Penso Tecnologia

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca