MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. LegalTechs: seu escritório merece esse investimento

LegalTechs: seu escritório merece esse investimento

O que há de comum entre todas as tecnologias oferecidas pelas LegalTechs são os ganhos em eficiência e a capacidade de inovar o setor jurídico.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Atualizado em 22 de maio de 2018 09:14

A tecnologia desenvolveu-se rapidamente ao longo da última década, melhorando muitas facetas de nossas vidas. Mesmo a profissão jurídica, que é notoriamente mais conservadora em relação as novas tecnologias, adotou certos avanços.

Seu escritório de advocacia hesita em investir em mudanças? Você não está sozinho. No entanto, tenha certeza que este é o momento de adotar uma nova rotina em seu escritório, levando em conta as novas tecnologias que chegam por meio da inovação promovida pelas LegalTechs.

A seguir veja algumas das razões pelas quais a tecnologia jurídica vale o seu investimento em 2018.

LegalTechs melhoram a experiência de seus clientes

Gerir um escritório de advocacia é mais do que apenas executar um trabalho jurídico - Se trata de um negócio e um empreendimento.

A lei é uma indústria de serviços, com base em ajudar com sucesso os clientes. Se você pratica defesa criminal ou danos pessoais, seus clientes querem que seu escritório de advocacia funcione como uma máquina bem regulada.

Imagine ter que pesquisar em um arquivo de papel quando um cliente lhe chama para ter acesso a um processo? Imagine-se ser pego de surpresa pelo fim do prazo de uma intimação porque um colega de trabalho que estava cuidando do processo ficou alguns dias afastados do trabalho por conta de uma gripe?

Existem LegalTechs que estão preocupadas em solucionar e facilitar sua rotina no gerenciamento do seu escritório de advocacia. Soluções, como as ofertadas pela Aviso Urgente, que tem seu Software Jurídico baseado em nuvem, facilitam a comunicação entre o pessoal e fornecem aos advogados uma supervisão mais eficiente e integrada.

As soluções ofertadas por LegalTechs permitem que não só os advogados e a equipe se sintam capacitados com ferramentas de gestão mais eficazes, mas seus clientes também percebem a diferença.

O que são LegalTechs? É a abreviação de Legal Technology, refere-se à indústria composta por empresas que desenvolvem soluções focadas no mercado de serviços jurídicos. Nascem com o objetivo de facilitar a vida dos advogados, conectar pessoas ao direito e mudar a forma de trabalho do poder judiciário.

LegalTechs economizam tempo e dinheiro

As LegalTechs estão reinventando como os escritórios de advocacia fazem a gestão de sua rotina e de seus processos, desde o rastreamento de leads até a classificação por correspondência.

Faça mais com menos investindo em soluções poderosas para sua própria prática. O novo equipamento de computador e a internet mais rápida podem certamente salvar o tempo de sua equipe, assim como a implementação de um poderoso software jurídico desenvolvido por LegalTechs que são ancoradas com o melhor que a tecnologia pode ofertar.

Muitas soluções farão o rastreamento e acompanhamento de suas publicações em Diários Oficiais da Justiça e o monitoramento de seus processos nos Tribunais, tudo de forma automatizada. Além de facilitar o armazenamento de documentos que tornam mais eficaz o gerenciamento de tarefas - melhorando a eficiência de sua equipe em todos os níveis.

Certas soluções, como o Portal Aviso Urgente, também ofertam recursos que permitem que o advogado crie filtros e personalize a forma de visualizar suas publicações por Estado, nome acompanhado, palavra-chave e diário. Também dá para fazer buscas no banco de jurisprudência do Portal Aviso Urgente em filtros personalizados e comentando os seus julgados favoritos.

Soluções avançadas de tecnologia jurídica ofertadas por LegalTechs também podem ajudá-lo a praticar a advocacia de forma mais eficaz. De automação de tarefas rotineiras à análise de dados as LegalTechs podem ajudar seu escritório de advocacia a evitar erros dispendiosos.

LegalTechs criam uma melhor experiência para os clientes

Muitos advogados não tratam seus escritórios de advocacia como um negócio. Infelizmente! Ao fazer o melhor trabalho no setor jurídico e chegar a excelência é preciso ter visão empreendedora para alcançar o sucesso.

É mais importante do que nunca tornar a satisfação do cliente uma prioridade máxima.

Quando um processo está tramitando em um tribunal é comum o advogado ter que lidar com a ansiedade do seu cliente.

Mas qual a forma de lidar com essa ansiedade sem deixar a impressão de que o atendimento não foi feito com qualidade? LegalTechs tem desenvolvido softwares de gestão com a ferramentas que lhe permite não só visualizar todo o histórico de tramitação do processo, como também encaminhar esse "extrato" para o cliente, via e-mail ou impresso.

A notificação sobre o acompanhamento processual te garante vantagem competitiva e te mantém ágil frente aos principais acontecimentos de seus clientes, ajudando inclusive a mantê-lo informado.

Outro fator que lhe garante a transparência para com seu cliente é ter em seu computador, smartphone ou tablet um sistema que lhe permita o acompanhamento processual de forma automática.

Assim, independentemente de onde esteja, sempre conseguirá atualizar e repassar a resposta que seu cliente busca.

Conhecimento é poder

Além da inovação promovida pelas LegalTechs - ajudando a economizar tempo, reduzindo suas despesas gerais e beneficiando as experiências de seus clientes - a tecnologia também pode fornecer as informações necessárias para tomar melhores decisões de negócios para sua empresa.

Imagine se você soubesse o que seus clientes estavam pensando ou fazendo a qualquer momento. Bem, a tecnologia pode ajudá-lo a fazer exatamente isso.

Você pode usar software analítico para descobrir quantas pessoas estão chegando ao seu site, o que eles fazem no seu site e, o mais importante, como eles acabaram lá.

Você pode aproveitar essas informações poderosas para adaptar a experiência do seu site às necessidades de seus visitantes, o que ajudará a converter mais visitantes em clientes.

Em resumo, o conhecimento que você pode adquirir com o uso da tecnologia não só o ajudará a otimizar o seu marketing jurídico e a executar uma prática melhor, mas aumentará sua capacidade de fornecer um serviço de atendimento de excelência.

Conclusão

É claro que a tecnologia está revolucionando muitos aspectos do mundo ao nosso redor e mudando para sempre a maneira como seguir com os negócios jurídicos.

Por isso a principal dica é: fique aberto ao poder da tecnologia e continue esforçando-se para aprender mais sobre como a tecnologia e novidades propostas pelas LegalTechs podem beneficiar sua prática jurídica, ampliando suas chances de sucesso e crescimento do escritório de advocacia.

Muitas vezes, a implementação de softwares e tecnologias, como as mencionadas aqui, vão mais do que se pagar. Considere-os investimentos voltados para a construção de uma prática jurídica viável e escalavel, e não apenas despesas.

Todos os anos, existem mais soluções de gerenciamento de casos e práticas disponíveis. Faça 2018 um ano de crescimento investindo em tecnologia para seus advogados e funcionários.

Gostou? Deseja ter acesso conteúdos sobre tecnologia e a transformação digital na advocacia? Cadastre-se: blog.avisourgente.com.br

_________

*Marcos Aurélio Silva é analista de produção de conteúdo da Aviso Urgente.

Aviso Urgente Clipping e Softwares Ltda

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca