MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Software para escritório de advocacia: tudo que você precisa num só lugar

Software para escritório de advocacia: tudo que você precisa num só lugar

Assim como você aprendeu que registrar informações só no papel é um erro, acumular dados soltos em diferentes softwares e aplicativos pode complicar mais do que ajudar.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Atualizado em 25 de setembro de 2019 18:17

Você consegue imaginar como seria advogar hoje, sem aplicativos como o WhatsApp ou tendo que ir ao fórum sempre que precisa peticionar? Nós também não. Afinal, a cada dia a tecnologia se consolida como uma ferramenta mais do que necessária para o exercício da advocacia.

No entanto, fazer escolhas inteligentes das ferramentas que você usa para administrar seu negócio, seus compromissos e fazer seu controle de processos judiciais faz toda a diferença. É dessa forma que você garante a produtividade, o cumprimento dos prazos e a organização do escritório.

Assim como você aprendeu que registrar informações só no papel é um erro, acumular dados soltos em diferentes softwares e aplicativos pode complicar mais do que ajudar. É por isso que, neste post, vamos explicar como um software para escritório de advocacia pode unir várias funcionalidades e ajudar você a economizar tempo e dinheiro. Olha só:

Conheça os benefícios de concentrar seu trabalho em um software para escritório de advocacia:

1. Controlar processos e fazer a gestão do escritório no mesmo lugar

Vamos começar pela maior preocupação de um gestor de escritório de advocacia: conciliar suas atividades jurídicas - nesse caso, o controle de prazos e processos - com a administração do negócio jurídico. Quem nunca se viu neste dilema? A faculdade ensina pouco (ou nada) sobre empreendedorismo e a maioria dos profissionais acaba aprendendo sozinho ou com advogados mais experientes.

No mercado, existem programas focados exclusivamente em gestão de processos e outros, genéricos para todas as profissões, dedicados a melhorar a gestão do negócio. Existem, ainda, aqueles que unem as duas funções em uma única ferramenta destinada a escritórios e advogados autônomos. Assim, você pode delegar tarefas no momento em que recebe uma atualização e organizar todas as informações do seu cliente junto com os dados do processo.

2. Agendar seus prazos e compromissos de maneira integrada

Com um completo software para escritório de advocacia, você também pode agendar facilmente seus próximos compromissos e prazos no mesmo lugar. O software jurídico te envia notificações sempre que necessário e pode ser sincronizado com outros aplicativos de agenda, como a do Google. Alguns sistemas oferecem ainda um contador de processos inativos, para você ter um controle das movimentações e fazer follow ups com seus clientes. A advogada Mariana Gonçalves explicou como ela faz isso no nosso Guia para Encantar Clientes com um Software Jurídico.

3. Trabalhar em equipe com a facilidade do Trello

Liderar uma equipe não é fácil. Mas com um software para escritório de advocacia, você pode delegar tarefas rapidamente e acompanhar a lista de atividades de todos os seus colaboradores. Assim que chega uma notificação, por exemplo, você pode checar quais são os próximos passos e criar uma tarefa para si mesmo ou para outra pessoa!

 

Além disso, fica mais fácil colaborar com os outros funcionários do escritório. Se alguém tem um tempo livre, pode ajudar um colega que está com dificuldades e tudo fica registrado na ferramenta.

4. Organizar seu controle financeiro com mais praticidade

No que diz respeito à gestão financeira, você pode até se perguntar "por que incluir essas informações no meu software jurídico se já uso um sistema para isso?". A resposta é que, com um software para escritório de advocacia, você pode conectar suas finanças a outros dados, como informações de clientes e timesheets. Isso permite uma gestão otimizada, além de mais organização.

Aliás, outro detalhe é que os melhores softwares para escritórios de advocacia permitem que você gere relatórios automaticamente e discrimine suas despesas para os clientes!

5. Crie documentos de forma colaborativa como no Google Docs

Com um bom software para escritório de advocacia, você pode criar modelos de documentos jurídicos e salvá-los no sistema. Assim, se um novo cliente chega no escritório, você consegue gerar um contrato em poucos minutos e preenchê-lo automaticamente com as informações que já salvou durante o cadastro dele.

Antes que o cliente boceje, você já imprime, pega a assinatura e dá encaminhamento para o material. E para manter o profissionalismo, dependendo do software que você escolher, todos os documentos gerados no sistema vão com a identidade visual do escritório.

Pode parecer uma pequena vantagem, mas quando você pensa no que isso significa para o atendimento que você oferece, percebe que é um diferencial competitivo! Afinal, cada detalhe é fundamental para encantar seus clientes. A Mariana Gonçalves também falou um pouco sobre isso aqui.

Conclusão

Gostou da ideia de unir todas as ferramentas que você já usa em um só lugar? Então chegou a hora de começar a escolher o seu software para escritório de advocacia! Mas calma, é importante conhecer bem as suas opções e optar por um sistema que realmente ofereça todas essas possibilidades de forma integrada e fácil de usar. No nosso blog, nós separamos 15 dicas para quem está querendo escolher o melhor software jurídico.


_____________

*Marcela Quint é gerente de marketing na Aurum. Formada em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, tem mais de 5 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico. É apaixonada por comportamento, liderança e inovação.

Astrea Software Ltda

 

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca