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4 dicas para melhorar a sua captação de clientes na advocacia

Descubra como alcançar uma clientela maior e alavancar o seu escritório.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Atualizado em 26 de setembro de 2019 16:46

Pode ser que você seja um advogado autônomo, tenha um pequeno ou médio escritório. Independente das diferenças entre as atuações, é bem provável que você tenha um desafio em comum com a maioria dos outros profissionais da área: conquistar novos clientes na advocacia.

A concorrência é grande e, muitas vezes, os profissionais da advocacia saem da faculdade de Direito sem nenhuma formação nas áreas de gestão ou até mesmo sem experiência na relação com clientes. Mas algumas técnicas podem te ajudar a se diferenciar no mercado e conquistar mais e melhores clientes. Além disso, a internet diminuiu as barreiras físicas e hoje você pode disputar em pé de igualdade com outras bancas, independente do tamanho do seu escritório.

Por isso, hoje eu separei algumas dicas que vão desde as práticas mais tradicionais até alguns hacks de marketing digital para advogados. Olha só:

1. Demonstre interesse nos seus clientes

Já aconteceu de você entrar em uma loja e não encontrar nenhum vendedor disponível? Se sim, é bem provável que você simplesmente tenha ido embora, certo? Isso pode acontecer com o seu escritório de advocacia também. Quando o escritório não dá a atenção devida para os clientes, não responde e-mails ou retorna ligações, pode passar uma impressão desinteressada ou pouco profissional. Esse tipo de comportamento geralmente é culpa da desorganização e falta de foco.

Portanto, se isso tem acontecido no seu escritório, pode ser importante buscar formas de se organizar melhor e ser mais produtivo, para dar uma atenção mais especial a cada possível cliente. Além de fidelizar aqueles que já contrataram seus serviços antes e podem recomendar o seu escritório no futuro!

Tente ser ágil ao dar retorno para clientes, além de manter uma rotina de follow ups ao longo do processo. Assim, o cliente não sente que foi "esquecido".

Outra atitude que demonstra atenção e profissionalismo é registrar desde o início dos contatos as informações importantes do possível cliente e agilizar o máximo possível a produção dos primeiros contratos. Dessa maneira, o cliente pode sair do escritório já com tudo assinado na primeira reunião.

No nosso Guia para Encantar Clientes, nós entrevistamos a advogada Mariana Gonçalves e ela contou que faz tudo isso com um software jurídico, para ter mais agilidade e controle das informações dos clientes. Se você quiser saber mais sobre a forma como ela otimizou o seu atendimento, baixe o ebook aqui.

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2. Use a internet e as redes sociais a seu favor

Todo profissional da advocacia está ciente da regulamentação imposta pela OAB para a divulgação de serviços jurídicos. Mas, hoje em dia, isso não é uma limitação. A internet abriu diversas portas para os advogados que querem inovar no seu marketing jurídico sem ferir com o Código de Ética da profissão.

Algumas opções, por exemplo, são investir em um bom site para advogados, produzir conteúdo para o seu blog e ter presença relevante nas redes sociais. Assim, quando alguém buscar por um advogado no Google, por exemplo, pode chegar até você.

No blog da Aurum a gente explicou como fazer para ser encontrado mais facilmente nesses mecanismos de busca no nosso Guia de Marketing Digital para advogados. Se você ficou a fim de entender mais sobre isso, eu recomendo a leitura!

3. Reforce a sua autoridade na área

A internet e a produção de conteúdo online podem ser caminhos para reforçar que você é uma referência em determinada área de atuação. Mas para além da presença digital, é preciso investir em marketing pessoal para advogados, além de construir uma identidade visual para o seu escritório e produzir bons cartões de visita. Na advocacia, você representa a sua própria marca!

E não esqueça de distribuir seus cartões: um bom networking é fundamental para construir relações que podem dar frutos no futuro!

Parcerias com advogados de outras áreas ou até outros profissionais que atuem em questões relacionadas ao seu trabalho podem render indicações dos seus serviços e atrair mais clientes. Participe de eventos para advogados, troque conhecimentos e estabeleça conexões. Com certeza essas práticas vão alavancar a sua carreira!

4. Otimize as atividades de rotina e seja mais produtivo!

No primeiro tópico, eu expliquei que muitas vezes a falta de tempo pode ser a maior vilã na captação e fidelização de clientes, né? Mas calma, não precisa ser sempre assim.

Se você quer ter mais tempo para dar uma atenção personalizada aos seus futuros clientes, eu te recomendo começar por um bom planejamento estratégico para escritório de advocacia. Depois, vale investir também em algumas técnicas de organização e gestão de tempo na advocacia.

E, além disso tudo, lembre-se também de otimizar as tarefas rotineiras e repetitivas. Existem diferentes ferramentas para advogados que podem resultar numa grande economia de tempo e dinheiro.

Um software jurídico completo, por exemplo, pode te ajudar a fazer um controle de processos e prazos mais eficiente, com andamentos automáticos e notificações no seu celular quando algum prazo está perto de chegar. Assim, você agiliza a sua rotina e garante que não vai perder nenhum compromisso ou data importante dos seus novos clientes.

Conclusão

Por fim, vale ressaltar que uma boa presença online e networking são diferenciais importantes, mas nada substitui o contato humano e a atenção especial que o profissional da advocacia dedica a cada um dos possíveis clientes que procura o escritório.

Aqui na Aurum, nós acreditamos muito nisso e defendemos que a tecnologia pode ser uma grande aliada, mas jamais vai substituir a sensibilidade de cada profissional. Por isso recomendamos o Astrea, um software para advogados completo, que desenvolvemos pensando em facilitar ao máximo a rotina do advogado e do escritório. Assim, você ganha tempo para dedicar à sua advocacia e aos seus clientes!

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*Marcela Quint é gerente de marketing na Aurum. Formada em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, tem mais de 5 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico. É apaixonada por comportamento, liderança e inovação.

Astrea Software Ltda

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