MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Banco Central coloca em consulta pública regulamentação de recebíveis de cartões

Banco Central coloca em consulta pública regulamentação de recebíveis de cartões

Essas medidas contribuirão para o aumento da segurança, da confiança e da qualidade na utilização dos recebíveis de cartão de crédito.

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Atualizado em 24 de setembro de 2019 15:31

O Banco Central informou, nesta quarta-feira (5/9/18), a abertura do edital de consulta pública 68/18, com proposta de regulamentação dos recebíveis de cartões de crédito.

 

De acordo com o Banco Central, a proposta estabelece o "direcionamento do fluxo financeiro dos recebíveis para as instituições que os utilizaram como garantia para a concessão de crédito". "Dessa forma, quem aceitar o recebível como garantia terá maior certeza legal e operacional da sua existência e de que aquele recebível está vinculado à sua operação, reduzindo riscos e custos para os participantes do mercado".

 

Na prática, com o registro proposto, os estabelecimentos comerciais poderão utilizar os créditos dos cartões como garantia para tomada de crédito ou poderão ceder esses direitos para terceiros, como FIDCs e Factorings.

 

Para o Banco Central, essas medidas contribuirão para o aumento da segurança, da confiança e da qualidade na utilização dos recebíveis de cartão de crédito.

 

A equipe de meios eletrônicos de pagamento do Barcellos Tucunduva está à sua disposição para esclarecer as questões sobre o tema.

 

____________

 

 

*Giancarllo Melito é advogado do escritório Barcellos Tucunduva Advogados.

 

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca