MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Quanto custa ser interrompido?

Quanto custa ser interrompido?

4 dicas para otimizar seu tempo e ganhar em produtividade.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Atualizado em 24 de setembro de 2019 16:45

Quantas vezes você começou uma tarefa profissional e foi interrompido por uma ligação, uma notificação no celular ou por algum colega? A tecnologia traz benefícios infinitos para a advocacia, mas também nos proporciona muitas distrações que podem fazer a gente perder o foco.

Quem sofre com essas pausas forçadas sabe que poderia economizar tempo e dinheiro se conseguisse se organizar melhor. No ano passado, quando fizemos a pesquisa do Perfil do Advogado Moderno, duas das principais insatisfações dos entrevistados tinham a ver com isso: a maioria dos advogados quer mais organização e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Por isso, no texto de hoje, eu elenquei algumas dicas para que você consiga otimizar a sua produtividade e focar melhor no que está fazendo. Olha só:

 

Deixe claro que você precisa de foco

 

Para começar, se você trabalha com outros colegas vale explicar para eles que está precisando de foco para terminar uma tarefa e gostaria de não ser interrompido (a menos que o assunto seja urgente, é claro).

O mesmo serve para assistentes e estagiários. Explique para eles que você vai estar imerso em uma atividade importante e tire possíveis dúvidas antes de começar a trabalhar nela. Assim, eles não interrompem o seu momento de foco e nem precisam esperar você acabar o que está fazendo para continuar a própria tarefa.

Outra opção ainda pode ser se programar para fazer home office durante um dia da semana. Trabalhar de casa ou de outro espaço tranquilo, em geral, é uma boa aposta para aqueles dias que exigem concentração total. E fique tranquilo, seu escritório não vai pegar fogo caso você se ausente por um dia. No blog da Aurum, nós já falamos um pouco sobre os desafios e benefícios do trabalho remoto na advocacia.

 

Aposte em ferramentas de produtividade

 

Se você está buscando mais organização e produtividade, vale testar uma ferramenta que otimize a rotina administrativa e financeira do escritório, como um software jurídico. Um sistema completo, como o Astrea, automatiza o seu acompanhamento processual, sua gestão financeira e concentra todos os dados dos seus clientes em um só lugar. Além de ser totalmente na nuvem, o que garante a segurança das suas informações e possibilita que você trabalhe de onde preferir.

Confira nossas dicas para escolher o melhor software jurídico e experimente o Astrea gratuitamente!

Além disso, existem diversas ferramentas que ajudam você a controlar o tempo que você gasta procrastinando. No blog da Aurum, nós listamos 24 aplicativos para advogados que achamos mais eficazes. Afinal, como eu disse no começo desse texto, a tecnologia também pode ser uma grande aliada dos advogados!

 

Controle suas notificações

 

Aposto que, em muitos momentos, desligar o celular seria perfeito para a sua produtividade, certo? Mas a grande maioria dos profissionais da advocacia depende do telefone para trabalhar e precisa estar à disposição em caso de urgência. O que você pode fazer, então, é ajustar as configurações do seu celular para diminuir a quantidade de notificações na tela e definir ligações de emergência.

Alguns aplicativos para celular oferecem essa ajuda, mas o próprio sistema operacional da maioria dos aparelhos já vem de fábrica com essa possibilidade. Procure nas configurações de notificação do celular essa funcionalidade e deixe de lado as distrações desnecessárias! ;)

 

Organize seu dia de trabalho para produtividade máxima

 

Não é novidade para ninguém que a maior amiga da produtividade é a organização, né? Por isso, organizar os seus dias é fundamental para que seu trabalho renda mais. Para começar, marque todos os seus compromissos na agenda jurídica. Mesmo que pareçam curtos, eles tomam tempo do seu dia e precisam ser contabilizados quando você calcula tudo que tem para fazer. Se não, pode ser surpreendido por uma ligação que durou mais do que o previsto ou um almoço com clientes que acabou atrasando.

Além disso, outra ideia é separar horários na agenda para atividades que não envolvem outras pessoas, mas tem urgência e exigem foco total. Assim, você organiza o resto das tarefas do dia levando em consideração os horários que vão estar comprometidos com aquela ação.

Ah, e não esqueça de agendar também as suas pausas. Sem esses descansos já programados, você corre muito mais risco de cansar e acabar desistindo antes de terminar. Muita gente usa o método Pomodoro para isso. Lá no nosso blog, nós explicamos certinho como ele funciona!

Outra dica é reservar um momento no começo do expediente para dar conta das pequenas tarefas, que exigem pouco tempo mas podem acabar interrompendo o seu dia várias vezes. Leia e responda e-mails, confira o calendário da semana e delegue tarefas para a equipe e se livre dessas ações logo cedo para poder se dedicar ao resto durante o tempo que sobrar.

 

Maximize a sua produtividade

 

Pequenas práticas podem transformar, para melhor, toda a rotina do seu escritório. E para que o seu negócio possa crescer, vale contar com um software jurídico que acompanhe você nessa organização. Experimente o Astrea e descubra como garantir mais tempo para o que realmente importa para você!

____________________

*Marcela Quint é gerente de marketing na Aurum. Formada em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, tem mais de 5 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico. É apaixonada por comportamento, liderança e inovação.
Aurum Software LTDA

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca